TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL

Autores/as

  • Theryna Kelle da Silva Alves Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19868

Palabras clave:

Transtorno de Ansiedade. Infantil. Condição Emocional. Saúde Física e Mental.

Resumen

Ansiedade infantil é uma condição emocional caracterizada por medo e preocupação excessiva em crianças. Esses sentimentos podem se manifestar de diferentes formas como medo de separação dos pais, medo de situações novas, preocupação com desempenho escolar é importante estar atento nesses sinais para oferecer suporte necessário às crianças e ajudá-las lidar com suas emoções de forma saudável abordando as manifestações clínicas e fisiológicas desse transtorno mental em crianças e adolescentes a importância da detecção precoce dos sintomas, dificuldades relacionadas à ansiedade é fundamental para prevenir outros transtornos que podem surgir na adolescência e vida adulta. O objetivo é investigar os sintomas de ansiedade infantil e os fatores de risco associados e tratar a ansiedade desde cedo para contribuir significativamente para uma vida mais equilibrada e sem impactos negativos na vida profissional ou acadêmica. O estudo trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. Os resultados esperados incluem clarificação dos sintomas principais, de modo que amigos e familiares possam estar mais alertas em relação às crianças ao seu redor, dessa forma, possam oferecer a melhor ajuda possível às crianças. Pretende-se investigar o aumento da frequência do Transtorno de Ansiedade Infantil em crianças em idade escolar, esse cenário pode ter sérias repercussões na saúde física e mental das crianças, além de afetar relações sociais e o desenvolvimento global. É crucial que haja uma conscientização e intervenção precoce para lidar com esse problema e garantir um ambiente saudável e propício ao desenvolvimento emocional e social das crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Theryna Kelle da Silva Alves, Faculdade Mauá

Discente da Faculdade Mauá, Goiás. 

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor mestre pela Universidade Fama Filho, docente e orientador de TCC da Faculdade Mauá, Goiás.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Professor mestre e orientador da Faculdade Mauá, Goiás.

Publicado

2025-06-18

Cómo citar

Alves, T. K. da S., Mendonça, F. C., & Lopes Júnior, H. M. P. (2025). TRANSTORNO DE ANSIEDADE INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3967–3978. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19868