A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO ESTETA NO BRASIL: UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ADMINISTRAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

Autores/as

  • Leda Maria Santos Pereira FACISA
  • Fernanda de Souza Rangel FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19834

Palabras clave:

Farmacêuticos. Toxina Botulínica. Procedimentos.

Resumen

Esta pesquisa tem como finalidade discorrer sobre a aplicação da toxina botulínica para fins estéticos, sendo um dos procedimentos mais realizados em todo o mundo, e o Brasil é o país que mais se destaca na área. No Brasil, profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos estão autorizados a trabalhar com substâncias biológicas, mediante o cumprimento das exigências de seus respectivos conselhos. No entanto, a aplicação da toxina botulínica pode causar intercorrências, principalmente caso não seja realizada com a técnica correta. Por este motivo, o presente estudo investiga o papel dos farmacêuticos na administração da toxina botulínica com foco na eficácia do tratamento e na segurança do paciente. O problema a ser discutido é: "Como o farmacêutico pode contribuir no processo de administração da toxina botulínica nos procedimentos estéticos?". O objetivo geral é analisar o crescimento da atuação do farmacêutico esteta no Brasil. Os objetivos específicos buscam apresentar a regulamentação da atuação do farmacêutico na estética, identificar as competências exigidas para aplicação da toxina botulínica, apresentar o seu mecanismo de ação, assim como, identificar os seus principais usos terapêuticos e estéticos. A metodologia utilizada envolve uma pesquisa bibliográfica, e documental, abordando aspectos como a atuação do farmacêutico esteta no Brasil, o mecanismo de ação da toxina botulínica, suas aplicações terapêuticas e estéticas, bem como as complicações e riscos associados ao seu uso. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para a importância contínua sobre o desenvolvimento do profissional, garantia, segurança e eficácia desses procedimentos estéticos, bem como a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na prestação de cuidados aos pacientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leda Maria Santos Pereira, FACISA

Graduanda em Farmácia pela Faculdade de Ciências Sociais aplicada FACISA.

Fernanda de Souza Rangel, FACISA

Orientadora docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicada- FACISA. Farmacêutica, mestre em Genética e Biologia Molecular e especialista em Saúde estética e harmonização facial. 

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Coordenador do NTCC FACISA- Faculdade de Ciências Sociais Aplicada, avaliador da educação superior no BASis. Graduado em sociologia, pela Universidade Paulista e Mestre em gestão social, educação e desenvolvimento regional no programa de pós-graduação SCRICTO SENSU da Universidade Vale do Cricaré-UNIVC. 

Publicado

2025-06-11

Cómo citar

Pereira, L. M. S., Rangel, F. de S., & Pinto, E. V. (2025). A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO ESTETA NO BRASIL: UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ADMINISTRAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2324–2343. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19834