A (IN)EFICÁCIA DA LEGISLAÇÃO PÁTRIA NO ÂMBITO DE COMBATE A PRÁTICA DE INSIDER TRADING

Autores/as

  • Frank Saulo de Sousa IES
  • Lucas de Oliveira Campos IES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19552

Palabras clave:

Insider trading. Comissão de Valores Mobiliários. Investidores. Atuação combativa. Informações privilegiadas.

Resumen

O objetivo do artigo científico centra-se em uma abordagem sobre a in(eficácia) da legislação pátria no combate à prática de insider trading. Compreende-se que o insider trading consiste na conduta de obtenção de informações privilegiadas e antecipadas do mercado financeiro e mobiliário, para fins de realização de negócios e de auferimento de vantagens indevidas e ilícitas, em detrimento dos demais acionistas, sócios e investidores. Desse modo, diante da constante prática desse delito, o legislador pátrio buscou tratar sobre esse assunto e reprimir essa prática através do conteúdo presente no artigo 27- D da Lei nº 6.385/76, da Lei nº 10.303/2001 (denominada “Lei das Sociedades Anônimas) e da Instrução 358/02 proveniente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Diante dessa celeuma, tem-se a seguinte problemática: a legislação moderna é capaz de atuar de forma eficiente no combate à prática do insider trading? Para fins de apresentação de uma hipótese ao problema suscitado, compreende-se que, apesar de existirem elementos normativos e instrutórios que abordam sobre o insider trading, estes ainda se mostram ineficazes, sobremodo na esfera combativa dessa atuação. Tem-se que o objetivo geral de pesquisa visa demonstrar que a legislação pátria não é capaz de tratar da forma devida acerca da prática do insider trading e das formas de punição em detrimento dos agentes infratores. Diante de todo o estudo realizado, coaduna-se com o posicionamento adotado pela doutrina e jurisprudência pátria, ou seja, que apesar de se tratar de importantes mecanismos legais, existe a necessidade preemente de criação de uma legislação específica que venha a abarcar o delito mencionado e todos os seus pormenores (classificações, punições na seara penal, administrativa e cíveis), bem como a estipulação de outras formas de comprovação dessa conduta. Quanto à metodologia, enfatiza-se a utilização de fontes bibliográficas, doutrinárias e jurisprudenciais, sendo um tema com critérios qualitativos de pesquisa e predominantemente teórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Frank Saulo de Sousa, IES

Acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário Una da Instituição de Ensino Superior (IES) da rede Ânima Educação. 

Lucas de Oliveira Campos, IES

Acadêmico do curso de Direito do Centro Universitário Una da Instituição de Ensino Superior (IES) da rede Ânima Educação.  

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Sousa, F. S. de, & Campos, L. de O. (2025). A (IN)EFICÁCIA DA LEGISLAÇÃO PÁTRIA NO ÂMBITO DE COMBATE A PRÁTICA DE INSIDER TRADING. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8101–8124. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19552