TDAH E APRENDIZAGEM ESCOLAR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Erivaldo Justino da Silva Veni Creator Christian University
  • Temistocles Clementino Dantas Veni Creator Christian University
  • Erivan Alves Gonçalves Veni Creator Christian University
  • Carlos Antônio Cartaxo Veni Creator Christian University
  • Maria Elsandrinha Barbosa Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19309

Palabras clave:

TDAH. Aprendizagem. Educação inclusiva. Funções executivas. Estratégias pedagógicas.

Resumen

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que compromete significativamente o desempenho acadêmico, social e emocional de crianças em idade escolar. Caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, o transtorno afeta diretamente funções executivas essenciais para a aprendizagem, como memória de trabalho, organização e controle inibitório. Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do TDAH no processo educacional, destacando os principais desafios enfrentados por alunos diagnosticados e apontando estratégias pedagógicas inclusivas. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se em autores consagrados da área da neuropsicologia e da educação. Conclui-se que a inclusão efetiva de estudantes com TDAH requer uma abordagem interdisciplinar, envolvendo escola, família e profissionais da saúde. Ademais, ressalta-se a importância da formação continuada dos docentes e da adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para garantir a equidade no ensino e o pleno desenvolvimento dos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erivaldo Justino da Silva, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University Licenciatura Plena em História – UFCG. 

Temistocles Clementino Dantas, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em Pedagogia – FASP. 

Erivan Alves Gonçalves, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em História – UFPB. 

Carlos Antônio Cartaxo, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Graduado em Pedagogia – ISEC. 

Maria Elsandrinha Barbosa, Veni Creator Christian University

Mestrando do Curso de Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Graduada em Pedagogia - Instituto Intervale. 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado da Veni Creator Christian Univeristy.

Publicado

2025-05-20

Cómo citar

Silva, E. J. da, Dantas, T. C., Gonçalves, E. A., Cartaxo, C. A., Barbosa, M. E., & Montenegro, R. K. A. (2025). TDAH E APRENDIZAGEM ESCOLAR: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4504–4522. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19309