DIREITO DIGITAL: A OBRIGATORIEDADE DE SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NA PRODUÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS

Autores/as

  • Ronaldo Benevides Xavier UNINORTE
  • Marcelo Leite UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19172

Palabras clave:

Direito Digital. Inteligência artificial. Selos digitais. Obrigatoriedade.

Resumen

Este artigo trata da obrigatoriedade da utilização de selos digitais como recurso para
identificar a geração de conteúdos digitais a partir do uso da inteligência artificial. O objetivo
geral do trabalho foi analisar as implicações técnicas e jurídicas relativas à obrigatoriedade do
uso do selo de identificação em conteúdos de mídia produzidos por inteligência artificial. A
pesquisa teve por fundamento o emprego da técnica da coleta de dados indireta, através da
consulta a publicações e artigos disponíveis no meio eletrônico (Internet). O estudo coloca em
destaque a importância e necessidade da regulamentação legal quanto à obrigatoriedade do
emprego do selo digital para identificar conteúdos digitais gerados por inteligência artificial,
considerando os avanços dessa tecnologia que permitem desvirtuar o uso das informações,
acarretando danos à personalidade, seja no âmbito material ou moral. Possibilita assim maior
tutela a direitos como a privacidade e o direito de autor. A garantia da confiabilidade e
autenticidade dos conteúdos ou dados através dos selos digitais como exigência legal, envolve
também a responsabilidade dos criadores de conteúdo, definindo um campo novo e
importante para o Direito: a tecnoética.

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Biografía del autor/a

Ronaldo Benevides Xavier, UNINORTE

Acadêmico do Curso de Direito, do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Marcelo Leite, UNINORTE

Professor-orientador do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Publicado

2025-05-15

Cómo citar

Xavier, R. B., & Leite, M. (2025). DIREITO DIGITAL: A OBRIGATORIEDADE DE SELOS DE IDENTIFICAÇÃO DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: NA PRODUÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3717–3736. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19172