HANSENÍASE NO SUL DO BRASIL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18941

Palabras clave:

Lepra. Epidemiologia. Perfil de Saúde. Internações. Mycobacterium leprae.

Resumen

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, caracterizada por um significativo aumento de casos no Brasil. Nesse sentido, o presente estudo objetivou identificar se a região sul do país acompanha a crescente nacional de casos e caracterizar o perfil epidemiológico dos pacientes acometidos por hanseníase no sul do Brasil, no período de 2013 a 2023. Assim, por meio de um estudo epidemiológico, observacional, descritivo, quantitativo e retrospectivo, foram analisados dados provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), avaliando o número de casos de Hanseníase, associado as variáveis internações, sexo, faixa etária, raça, permanência média, custo de internação, óbitos e taxa de mortalidade. Os resultados do estudo indicam que na região Sul, o Paraná foi o estado com maior índice de internações, assim como com maior montante de recursos destinados durante o período analisado. Desconsoante a realidade da média nacional, verificou-se que a raça branca foi a mais acometida e a maior incidência ocorreu na faixa etária entre 50-59 anos, enquanto o predominio da doença no sexo masculino seguiu o padrão nacional. Em relação aos óbitos identificou-se distribuição equilibrada entre os sexos. Conclui-se, que entre 2013 e 2023, a região Sul concentrou 22% das hospitalizações nacionais e ocupou a segunda posição nacional em relação ao tempo médio de permanência hospitalar. Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentaram menor endemicidade. No entanto, a vigilância epidemiológica deve ser mantida e, nos estados da região sul, a abordagem deve ser reformulada para aprimorar a detecção precoce, o monitoramento, o tratamento adequado e o controle da doença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wendy Gabriela Soares de Melo Gomes, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG.
ORCID: https://orcid.org/0009-0008-7336-7301. 

Eduarda Vanessa de Matos, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG.
ORCID:https://orcid.org/0009-0003-4555-1412. 

Leidiane Marques de Aguiar, Centro Universitário Assis Gurgacz

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3541-6033. 

Maycon Gabriel Duarte Teixeira, Centro Universitário Assis Gurgacz

Graduando em Medicina pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG.
ORCID: https://orcid.org/0009-0000-1887-1881. 

Claudia Tatiana Araujo da Cruz-Silva, Centro Universitário Assis Gurgacz

Docente do curso de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz - FAG.

Publicado

2025-05-05

Cómo citar

Gomes, W. G. S. de M., Matos, E. V. de, Aguiar, L. M. de, Teixeira, M. G. D., & Cruz-Silva, C. T. A. da. (2025). HANSENÍASE NO SUL DO BRASIL: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 447–467. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18941