A AUTONOMIA DAS MULHERES NA ESCOLHA DA VIA DE PARTO

Autores/as

  • Mariana Vieira Lopes FAVENE
  • Maria Raquel Antunes Casimiro UFCG
  • Anne Caroline de Sousa UNIFSM
  • Edna Talles Lima Cavalcanti UNIFSM
  • Catarina Dias Duarte UNIFSM
  • Geane Silva Oliveira UEPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18917

Palabras clave:

Autonomia. Parto cesárea ou normal. Saúde da mulher.

Resumen

Introdução: A autonomia das mulheres na escolha da via de parto é um tema fundamental para a promoção dos direitos reprodutivos e da saúde materna. A pesquisa tem como tema: a autonomia das mulheres na escolha da via do parto. Nessa perspectiva, foi adotado como questão-norteadora: será que as mulheres têm de fato autonomia na escolha da via do parto? E a metodologia: o presente estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada na questão norteadora supracitada. A coleta dos dados aconteceu entre os meses de fevereiro e março do ano de 2025 através das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), recorrendo aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): dois descritores (‘Trabalho de Parto’ e ‘parto’), e ainda, o uso de seus sinônimos (‘liberdade de parto’, ‘parturiente’, ‘nascimento’, ‘parturição’). Para os critérios de inclusão foram adotados: artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, artigos disponíveis em português gratuitamente nos sites descritos acima, que abordem a temática e que estejam disponíveis na íntegra. Dessa forma, foram excluídos os artigos duplicados, monografias, artigos incompletos, dissertações e aqueles que fujam da proposta do referido estudo. Resultados e discussões: É necessário entender que o acolhimento e o acesso às informações garantem o respeito à mulher em sua totalidade durante a escolha da via de parto. Nesse sentido, o enfermeiro é responsável pela melhoria da atenção ao parto e nascimento. E ainda, é fundamental compreender as características da qualidade do atendimento de enfermagem. Conclusão: Portanto, torna-se imprescindível o cuidado contínuo em razão das práticas de atendimento respeitosa e a redução de intervenções desnecessárias.

 

 

 

 

Palavras chave: autonomia; parto cesárea ou normal; saúde da mulher.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Vieira Lopes, FAVENE

Pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional-FAVENE, graduada em pedagogia/geografia-UFCG, graduanda do curso de enfermagem-UNIFSM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0139546965295361.

Maria Raquel Antunes Casimiro, UFCG

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Mestre em enfermagem-UFCG, doutoranda em gestão de recursos naturais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4810493479931154.  

Anne Caroline de Sousa, UNIFSM

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Especialista em docência do ensino superior-UNIFSM. Graduada em enfermagem-UNIFSM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5519005644690592.

Edna Talles Lima Cavalcanti, UNIFSM

Graduanda em enfermagem-UNIFSM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5519005644690592.

Catarina Dias Duarte, UNIFSM

Graduanda em enfermagem-UNIFSM. Graduada em pedagogia-FASP. 

Geane Silva Oliveira, UEPB

Docente do Centro Universitário Santa Maria. Mestre em enfermagem-UEPB. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3118694417234531.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Lopes, M. V., Casimiro, M. R. A., Sousa, A. C. de, Cavalcanti, E. T. L., Duarte, C. D., & Oliveira, G. S. (2025). A AUTONOMIA DAS MULHERES NA ESCOLHA DA VIA DE PARTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3749–3760. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18917