ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18904

Palabras clave:

Assistência Estudantil. Institutos Federais.

Resumen

Objetiva-se realizar uma revisão de literatura sobre o processo de Política de Assistência Estudantil nos Institutos Federais no período de 2021 a 2024, a partir do estudo de artigos que tratam do tema e que identificam o público estudantil alcançado pelas ações dessa política pública. Utiliza-se da revisão integrativa de literatura e análise documental. Houve influência dos movimentos de representação estudantil para a concretização do Programa de Assistência Estudantil nos Institutos Federais. Conclui-se que a política de Assistência Estudantil ainda precisa melhorar bastante e se distancia devido à falta de recursos do que foi objetivado para a assistência à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

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Biografía del autor/a

Jéssica Gisella Santos Pereira de Morais, Christian Business School

Mestrada pela Christian Business School, especialista em Gestão Pública/UFERSA.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Doutor em Biologia/UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-05-02

Cómo citar

Morais, J. G. S. P. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 231–238. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18904