O USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18878

Palabras clave:

Metodologias Educacionais. Robótica. Construção do conhecimento.

Resumen

Este artigo teve por objetivo investigar as práticas de metodologias educacionais que ao longo dos últimos anos é visível que o cenário educacional tem sido objeto de atualizações e modificações no processo de ensino. Esse movimento busca contemplar aspectos didáticos e metodológicos inovadores, capazes de atender às necessidades da modernidade. Este estudo sinaliza a importância da construção de um ambiente favorável para o desenvolvimento exploratório na sala de aula, que permita estimular a aprendizagem dos estudantes e ao professor diagnosticar as necessidades dos mesmos por meio de um processo dialógico. Diante disso, o objetivo do artigo foi analisar o impacto em que o professor teria em sala de aula utilizando a robótica como ferramenta educacional, facilitando assim a construção do conhecimento científico dos seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica de Andrade Silva, Christian Business School

Doutoranda em educação pela Christian Business School; Mestre em educação em ciências e matemática pela UFPE.

Nilton Anderson Santos Barboza, Christian Business School

Doutorando em educação pela Christian Business School; Mestre em saúde pública pela Christian Business Scholl, Mestre em Medicina II pela UNIMES. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Professor orientador; doutor em biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

Silva, J. de A., Barboza, N. A. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). O USO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2854–2864. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18878