IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO

Autores/as

  • José Wellington Freire Rodrigues Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Tatiane Bantim da Cruz Universidade Regional do Cariri- URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1881

Palabras clave:

Gestão.Pandemia. Educação.

Resumen

A pandemia ocasionou mudanças impactantes na sociedade, obrigando as pessoas a manterem-se distantes e isoladas, provocando a paralisação de alguns setores e alterações no funcionamento de outros, como é o caso da educação. Diante dessa realidade, este trabalho tem como foco a atuação dos gestores frente ao cenário da pandemia. Para refletir sobre tal atuação, tem-se como objetivo geral: investigar os impactos da pandemia no trabalho da gestão escolar da rede privada de educação da cidade de Araripe-CE. E como objetivo específico, busca-se compreender o trabalho do gestor mediante o formato de ensino remoto. Para isso, definiu-se como metodologia: a abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e também pesquisa de campo, a fim de relacionar teoria e prática. Os autores selecionados para a construção deste trabalho e para a análise dos dados são: Rodrigues (2020), Kenski (2003), Peres (2020), Saraiva; Travessini, Lockmann (2020), dentre outros. Pôde-se concluir que os gestores têm papel fundamental na articulação e execução de boas práticas que possibilitem um bom rendimento da instituição, principalmente em um cenário de crise na saúde pública.

Biografía del autor/a

José Wellington Freire Rodrigues, Universidade Regional do Cariri – URCA

Especialista em Gestão Escolar pelo curso de Pós-Graduação Lato Sensu, da Universidade Regional do Cariri – URCA, possui graduação em Pedagogia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental – GEPEANAINF. Atualmente é professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Desenvolve estudos na área da Gestão, Administração Educacional e Trabalho docente. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4216458926700011.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5389-8606. E-mail: Wellington-ff@hotmail.com.

Tatiane Bantim da Cruz, Universidade Regional do Cariri- URCA

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Regional do Cariri, é especialista em Metodologia de Ensino e Docência do Ensino Superior e possui graduação em Pedagogia. É integrante do Laboratório de estudos e pesquisas sobre Gênero, Educação, Sexualidade e Diferenças – LEGRAR. No momento, também atua como professora substituta da Universidade Regional do Cariri, lecionando disciplinas ligadas a história da educação e pesquisa. E desenvolve estudos na área de educação, gênero, identidade e diferença. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3685-322X. E- mail: tatianebantim@hotmail.com.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Rodrigues, J. W. F. ., & Cruz, T. B. da . (2021). IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR NA REDE PRIVADA DE ENSINO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 221–233. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1881