PESCA PROBATÓRIA MEDIANTE BUSCA E APREENSÃO DE APARELHOS CELULARES, A LEGALIZAÇÃO DO ARBÍTRIO E ATIVISMO JUDICIAL

Autores/as

  • Itamar dos Santos Matos Faculdade Estácio do Amazonas
  • Dhunia Kerolayne Gomes Centro Universitário do Norte-Uninorte
  • Kelly Taíla Pantoja Carvalho Centro Universitário do Norte-Uninorte
  • Mayara Bicharra de Albuquerque UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18781

Resumen

Modernamente, tem-se visto o excessivo cumprimento de busca e apreensão de aparelhos celulares de investigados, muitas vezes, relacionados a crimes pretéritos, sem um objetivo claro. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os limites para a realização de quebra de sigilo de smartphones precedida de busca e apreensão e como esta medida flerta com o ativismo judicial e com o autoritarismo. Essa pesquisa é relevante no meio acadêmico e social, pois tem-se visto o excesso de operações policiais valendo-se desta prática e, por outro lado, há pouca contribuição da doutrina.

Modernamente, tem-se visto o excessivo cumprimento de busca e apreensão de aparelhos celulares de investigados, muitas vezes, relacionados a crimes pretéritos, sem um objetivo claro. Portanto, o objetivo deste artigo é compreender os limites para a realização de quebra de sigilo de smartphones precedida de busca e apreensão e como esta medida flerta com o ativismo judicial e com o autoritarismo. Essa pesquisa é relevante no meio acadêmico e social, pois tem se visto o excesso de operações policiais valendo-se desta prática e, por outro lado, há pouca contribuição da doutrina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Itamar dos Santos Matos, Faculdade Estácio do Amazonas

Discente Especialista em Segurança Pública, Faculdade Estácio do Amazonas.

Dhunia Kerolayne Gomes, Centro Universitário do Norte-Uninorte

Discente, Centro Universitário do Norte-Uninorte.

Kelly Taíla Pantoja Carvalho, Centro Universitário do Norte-Uninorte

Discente, Centro Universitário do Norte-Uninorte.

Mayara Bicharra de Albuquerque, UNINORTE

Orientadora, Professora, Especialista em Lei De Drogas. ⁠Faculdade Alves Lima ⁠Professora do Centro Universitário do Norte-UNINORTE.

Publicado

2025-04-17

Cómo citar

Matos, I. dos S., Gomes, D. K., Carvalho, K. T. P., & Albuquerque, M. B. de. (2025). PESCA PROBATÓRIA MEDIANTE BUSCA E APREENSÃO DE APARELHOS CELULARES, A LEGALIZAÇÃO DO ARBÍTRIO E ATIVISMO JUDICIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2470–2482. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18781