CINEMA, EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM DIÁLOGO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18780Palabras clave:
Cinema. Educação. Inteligência Artificial. Dialogismo cultural.Resumen
Este artigo pretende tematizar um diálogo cultural entre cinema, educação e Inteligência Artificial numa abordagem que culmina em uma hermenêutica remissiva ao método socrático de aprendizagem, passível de ser utilizado em ambiente de sala de aula a partir de peça audiovisual recém-lançada no circuito mundial por empresa global do que se convencionou denominar de serviço de streaming. O trabalho contempla objetivos como a interação entre cinema e pedagogia; a Inteligência Artificial em interseção com o etos educacional; a tematização dessa tecnologia pela arte cinematográfica e como esse conjunto de marcadores culturais podem se encontrar no ambiente de sala de aula em processo didático, dialógico e hermenêutico reveladores de problemáticas filosóficas e sociais profundamente relevantes para a cosmovisão dos educandos na atualidade. O trabalho se vincula à metodologia da pesquisa qualitativa, com ênfase em seu aspecto específico de análise de conteúdo e bibliografia. A conclusão a que se chega é que, de fato, o dialogismo entre essas três instâncias da prática cultural humana pode revelar-se profícua do ponto de vista de uma formação educacional cidadã no que diz respeito à ampliação da visão de mundo do alunato.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY