DESAFIOS E OPORTUNIDADES: A DICOTOMIA ENTRE RESSOCIALIZAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA NAS SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE PRESOS

Autores/as

  • Elise de Araújo Amorim Santiago Veni Creator Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18639

Palabras clave:

Saídas temporárias. Ressocialização. Segurança pública. Lei de Execução Penal. Avaliação de risco.

Resumen

Este artigo realiza uma revisão crítica da literatura sobre os desafios e oportunidades relacionados à dicotomia entre ressocialização e segurança pública no contexto das saídas temporárias de presos, conforme previstas pela Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal). O estudo examina os principais temas discutidos na literatura recente, com ênfase na regionalização das políticas de concessão e na eficácia das saídas temporárias como mecanismo de ressocialização. O artigo é estruturado em seções que incluem uma introdução, fundamentação teórica, metodologia, análise crítica e considerações finais. A fundamentação teórica explora a relação entre ressocialização e segurança pública, abordando as implicações éticas e sociais, sem se aprofundar em ferramentas específicas de avaliação de risco. A metodologia detalha a abordagem qualitativa e os critérios de seleção dos artigos revisados. A análise crítica dos artigos examina os impactos das saídas temporárias após o Pacote Anticrime, a reincidência criminal e a aplicação dessas saídas em diferentes contextos regionais. De modo geral, este artigo revela que, apesar de as saídas temporárias serem um direito constitucional, sua implementação apresenta desafios significativos, incluindo a necessidade de melhorias nas políticas de monitoramento e ressocialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elise de Araújo Amorim Santiago, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University . Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2006). Pós-Graduada em Execução de Ordens Judiciais pelo Centro Universitário Mário Pontes Jucá – UMJ (2023).

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Christian University

Professora da Veni Chrisitan Creator University.  Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2009). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e professora e coordenadora de monografia da Faculdade de Olinda – FOCA. Pesquisadora em Teoria do Direito, Direitos Humanos, Direito Digital e outros.

Publicado

2025-05-27

Cómo citar

Santiago, E. de A. A., & Almeida, S. T. de. (2025). DESAFIOS E OPORTUNIDADES: A DICOTOMIA ENTRE RESSOCIALIZAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA NAS SAÍDAS TEMPORÁRIAS DE PRESOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7622–7636. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18639