A SEGURANÇA DOS POLICIAIS MILITARES COM RELAÇÃO AO USO DE EXPLOSIVOS NAS SUAS ATIVIDADES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Carlos Gustavo de Lima Dias Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18605

Palabras clave:

Explosivos. Atividades policiais militares. Segurança no uso de explosivos.

Resumen

O objetivo deste artigo foi estudar os conceitos e utilizações dos explosivos e neste contexto, examinar os pressupostos de segurança para os policiais militares quando fazem uso dos explosivos em suas atividades. Tratou-se de uma revisão de literatura onde o método de pesquisa adotado foi o exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que garantir a segurança do policial explosivista em face da presença de incidentes críticos com bombas e explosivos necessita estar embasada em conhecimento e treinamento consistindo na condição primeira para preservar a integridade física dos indivíduos e dos policiais que atuam em incidentes com bombas e explosivos. Conclui-se que o risco é presente e pode ser muito prejudicial como em toda atividade com explosivos, desta forma deve-se garantir que todas as precauções sejam adotadas para a diminuição do risco e aumento da segurança dos policiais militares quando da utilização de explosivos em suas atividades de policiamento ostensivo.

Descargas

Biografía del autor/a

Carlos Gustavo de Lima Dias, Universidade Cruzeiro do Sul

Líder de Grupo de Intervenção da Companhia de Comandos e Operações Especiais do BOPE/PMPR. Oficial da Polícia Militar do Paraná, turma 2016, pela Academia Policial Militar do Guatupê. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Publicado

2025-03-28

Cómo citar

Dias, C. G. de L. (2025). A SEGURANÇA DOS POLICIAIS MILITARES COM RELAÇÃO AO USO DE EXPLOSIVOS NAS SUAS ATIVIDADES: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2096–2111. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18605