METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18557

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Metodologias Ativas. Inovação Educacional.

Resumen

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o estudante como protagonista do aprendizado, promovendo a construção do conhecimento por meio da investigação e resolução de problemas reais. O objetivo deste estudo é analisar seus benefícios e desafios no contexto educacional. A justificativa baseia-se na necessidade de métodos de ensino mais dinâmicos, que estimulem o pensamento crítico e a autonomia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica de estudos publicados entre 2018 e 2024. Os resultados indicam que a ABP melhora o engajamento e a retenção do conhecimento, mas exige capacitação docente e adaptação curricular. A conclusão destaca sua eficácia na educação contemporânea, reforçando a importância de sua implementação planejada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andriel dos Santos Rodrigues, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS). Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST). Professor em Paço do Lumiar. https://orcid.org/0009-0009-8421-1465. 

Diógenes Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor Orientador da Christian Business School (CBS). Doutor em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

Publicado

2025-03-31

Cómo citar

Rodrigues, A. dos S., & Coutinho, D. G. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 2243–2260. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18557