DESAFIOS DO ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES INICIAIS

Autores/as

  • Ilma Cristina Sobral Bezerra Veni Creator University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18220

Palabras clave:

Educação. Pandemia. Interdisciplinaridade. Ensino remoto. Ensino fundamental.

Resumen

O presente estudo aborda sobre o tema do ensino interdisciplinar durante o período da pandemia da Covid-19. Objetivou-se assim, refletir sobre os desafios enfrentados pelos professores do 1º ciclo do Ensino Fundamental em relação à manutenção do ensino interdisciplinar durante a pandemia do COVID 19. Enquanto metodologia, utilizou-se uma abordagem mista entre pesquisa bibliográfica e um estudo de caso realizado a partir de uma entrevista com quatro professoras do 1º ciclo do Ensino Fundamental, sendo duas da rede pública e duas da rede particular de ensino atuantes durante o ensino na pandemia. Os resultados demonstram que as professoras foram unânimes em relação à interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem e em consonância com as diretrizes e a literatura. Contudo, a pandemia foi um período desafiador, principalmente no primeiro ciclo do ensino fundamental para a questão da interdisciplinaridade, necessitando adaptações mediante a realidade de cada aluno e da própria prática adotada pelos docentes diante do uso da tecnologia. Portanto, conclui-se que, os desafios mediante o resultado do ensino remoto emergencial continuam para os profissionais da educação, sendo a interdisciplinaridade um possível caminho para minimizar a defasagem da educação brasileira no período pós pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilma Cristina Sobral Bezerra, Veni Creator University

Mestranda da Veni Creator Christian University, Licenciatura Plena em História e Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões.

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Professor Dr Orientador do Mestrado Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Bezerra, I. C. S., & Santana, F. C. de. (2025). DESAFIOS DO ENSINO INTERDISCIPLINAR PARA CRIANÇAS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO DURANTE A PANDEMIA DO COVID 19: REFLEXÕES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 3847–3859. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18220