REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA AUTISTA SOB A ÓTICA DAS MÃES

Autores/as

  • Ayrtton Anacleto Lima dos Santos Faculdade Educamais
  • Maria Emília Ferraz Almeida de Melo Universidade Pernambuco
  • Denyse Brito Nunes UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1815

Palabras clave:

Transtorno Autístico; Criança. Assistência Integral à Saúde. Sistema Único de Saúde

Resumen

Objetivo: Avaliar a percepção das mães de crianças com autismo acerca da rede de cuidado integral a saúde dos seus filhos. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de corte transversal, cuja amostra foi formada por mães de crianças com autismo atendidas na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) da cidade de Petrolina-PE. Foi entregue um questionário semi-estruturado às mães, contendo perguntas acerca de dados pessoais e informações de acesso aos serviços de saúde, que contemplavam avaliação, intervenção, acompanhamento no contexto domiciliar e educacional. Resultados: houve prevalência de mães que residem em cidades circunvizinhas, com dificuldades de transporte para chegar aos serviços de saúde e no agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde. Quanto ao acompanhamento de seu filho por profissionais de saúde, esse era realizado, principalmente, pelos neurologistas e fonoaudiólogos e em menor número por fisioterapeutas e nutricionistas. Conclusão: Foram detectadas algumas das fragilidades da assistência à saúde dessas crianças, como dificuldades de acesso aos serviços de saúde, bem como algumas potencialidades, evidenciadas pelo bom acolhimento dos profissionais que prestam assistência às famílias.

Biografía del autor/a

Ayrtton Anacleto Lima dos Santos, Faculdade Educamais

Pós-graduado em Saúde do Trabalhador pela Faculdade Educamais. Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Pernambuco (UPE). Fisioterapeuta com atuação na docência nas instituições: Centro Técnico Senhor do Bonfim (CETESB) e Complexo Educacional FESN para cursos de nível técnico. E-mail: ayrtton.anacleto@gmail.com.

Maria Emília Ferraz Almeida de Melo, Universidade Pernambuco

Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde Pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM – Furg. Mestrado em Patologia- Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Especialização em Neuroeducação e Primeira Infância- Centro Iberoamericano de Neurociências, Educação e Desenvolvimento Humano. Especialização em Especialização Profissional em Fisioterapia Neurofuncional- Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional- Especialização em Terapial Manual e Postural- Centro de Ensino Superior de Maringá. Graduação em Fisioterapia- Faculdade Integrada do Recife. Atualmente é professora adjunta do curso de Fisioterapia da Universidade de Pernambuco (UPE), nas disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente e Estágio Supervisionado. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurofuncional e Reeducação Postural Global (RPG), atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, neurologia, terapia manual e postural, RPG, Conceito Bobath (adulto e infantil), Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e Promoção à Saúde. É tutora no projeto PET Interprofissionalidade pela UPE campus Petrolina. Universidade Pernambuco. E-mail: emilia_ferraz@hotmail.com.

Denyse Brito Nunes, UNINASSAU

Mestre em Ergonomia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Saúde Coletiva e Sociedade pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Graduação em Fisioterapia-  Centro Universitário Maurício de Nassau – Recife. Docente da UNINASSAU e Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ). E-mail: ft.denysebrito@hotmail.com.

Publicado

2021-08-13

Cómo citar

Santos, . A. A. L. dos ., Melo, M. E. F. A. de, & Nunes, D. B. (2021). REDE DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA AUTISTA SOB A ÓTICA DAS MÃES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1396–1406. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1815