EXTRA GRAECIAM NULLA FORMA: A REVOLUÇÃO GREGA DA ARTE COMO UM PROCESSO HISTORIOGRÁFICO

Autores/as

  • Gabriel Antônio Prechlak Universidade Federal do Paraná
  • Everton Grein Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18138

Palabras clave:

Revolução Grega. Arte Grega. Ernst H. Gombrich. Arte Clássica.

Resumen

Sob perspectiva da análise historiográfica, este trabalho aborda e problematiza algumas interpretações históricas sobre a emergência do estilo clássico na arte grega. A influente tese de Ernst H. Gombrich (1995) sobre a chamada “Revolução Grega” é o objeto central das dicussões, explorando não apenas sua contribuição e importância, mas principalmente questionando-as, destacando a necessidade de revisão e qualificação do discurso histórico sobre a ascensão do estilo. Para isso, dialoga-se com as recentes contribuições da História e Arqueologia, especialmente os estudos de Jás Elsner (2006) e Andrew Stewart (2008), e suas abordagens que enfatizam o papel e a função da arte na polis grega. A discussão crítica também aborda a historicidade desses autores, ressaltando a complexidade das interpretações em relação ao contexto histórico e demonstrando como diferentes perspectivas teóricas e metodológicas podem contribuir para uma compreensão mais profunda e abrangente desse importante processo histórico.

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Biografía del autor/a

Gabriel Antônio Prechlak, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Everton Grein, Universidade Estadual do Paraná

Orientador. Pós-doutorado em História (USP/2017). Professor Adjunto de História Antiga do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR / Campus de União da Vitória.

Publicado

2025-02-12

Cómo citar

Prechlak, G. A., & Grein, E. (2025). EXTRA GRAECIAM NULLA FORMA: A REVOLUÇÃO GREGA DA ARTE COMO UM PROCESSO HISTORIOGRÁFICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 996–1016. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18138