A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18057

Palabras clave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação docente.

Resumen

Este artigo explora a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional brasileiro, enfatizando a necessidade de adaptação dos educadores às novas demandas trazidas pela transformação digital. A pesquisa analisa a evolução histórica da tecnologia na educação, destacando a importância de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na promoção do uso pedagógico das TDICs. Conforme pesquisa bibliográfica, a utilização regular e integrada de tecnologias pode melhorar a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos, criando um ambiente rico em trocas de informações e promovendo a mediação entre educadores e alunos, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, em que as crianças passam por mudanças significativas em seu processo de desenvolvimento  interno e com os outros, pela interatividade. Mas, sua eficácia depende da formação adequada dos professores, do suporte institucional e do contexto educacional. A integração das TDICs na educação é uma necessidade inadiável, que deve ser abordada de maneira planejada para realmente transformar o ensino e a aprendizagem, conforme as demandas e características do Século XXI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Santos Silva, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Beatriz Aparecida Costa Pereira, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP)  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0238-5058.

Amanda  da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga. Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos  Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia (UNIFEV). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6274-3526.

 Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Graduada em Matemática (UNESP) Graduação em Pedagogia( Centro de Educação Continuada) Mestrado em Matemática (UNESP); Docente na Faculdade Futura. Coordenadora de Área (SEE/SP). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0241-4058.

Tiago Moreno Lopes Roberto, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia (UNIFEV); Licenciado em Pedagogia(UNIBF); Mestre em Psicologia da Saúde (FAMERP); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Especialista em ABA (FUTURA); Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA); Docente no Curso de Psicologia e Odontologia (UNIRP). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5689-7468.

Publicado

2025-02-03

Cómo citar

Silva, D. S., Pereira, B. A. C., Oliveira, E. A. de, Mendes, I., Cuim, A. da S., Catelan, MelkaC.F., & Roberto, T. M. L. (2025). A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 103–117. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18057