A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18050

Palabras clave:

Representação social. Educação. Educação física escolar.

Resumen

Partindo das mudanças culturais do início do século XXI relacionadas às tecnologias e pandemia de COVID-19, e tomando por referencial a Teoria da Representação Social (Moscovici, 1978), e o pensamento de Bourdieu (1997), busca-se desvendar o estado atual da Educação Física escolar enquanto disciplina curricular e área do conhecimento, descrevendo as representações de estudantes e professores em teses publicadas nos últimos 10 anos. Realizou-se uma revisão sistemática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com os descritores “representações sociais” e “Educação Física Escolar”, foram listadas 57 teses. Foram selecionadas pela leitura dos títulos aquelas teses que se relacionam com a Educação Física Escolar e as Representações Sociais, totalizando 5 teses. Os resultados indicam aspectos relacionados ao núcleo central e periférico, elevando o grau de conhecimento da área sobre como se configura para estes sujeitos, e instigando importantes reflexões para novas pesquisas, em especial, pós pandemia de COVID 19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciano de Lacerda Gurski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação, doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Estadual de Ponta Grossa. Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Programa de pós-graduação em educação da UEPG. Doutorado em História e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Líder do grupo de pesquisa HISTDBR.

Publicado

2025-02-12

Cómo citar

Gurski, L. de L., & Nascimento, M. I. M. (2025). A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 949–961. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18050