A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18050Palabras clave:
Representação social. Educação. Educação física escolar.Resumen
Partindo das mudanças culturais do início do século XXI relacionadas às tecnologias e pandemia de COVID-19, e tomando por referencial a Teoria da Representação Social (Moscovici, 1978), e o pensamento de Bourdieu (1997), busca-se desvendar o estado atual da Educação Física escolar enquanto disciplina curricular e área do conhecimento, descrevendo as representações de estudantes e professores em teses publicadas nos últimos 10 anos. Realizou-se uma revisão sistemática no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com os descritores “representações sociais” e “Educação Física Escolar”, foram listadas 57 teses. Foram selecionadas pela leitura dos títulos aquelas teses que se relacionam com a Educação Física Escolar e as Representações Sociais, totalizando 5 teses. Os resultados indicam aspectos relacionados ao núcleo central e periférico, elevando o grau de conhecimento da área sobre como se configura para estes sujeitos, e instigando importantes reflexões para novas pesquisas, em especial, pós pandemia de COVID 19.
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