O DIREITO DE PROPRIEDADE DOS CASARÕES DE MANAUS EM CONTRAPONTO AO DIREITO CONSTITUCIONAL DE HABITAÇÃO

Autores/as

  • Dorinethe dos Santos Bentes Universidade Federal do Amazonas
  • Camilla Alencar de Vasconcellos Dias Saraiva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17556

Palabras clave:

Direito de propriedade. Belle Époque amazonense. Tombamento de imóveis históricos. Abandono de prédios históricos.

Resumen

O presente estudo visa a proteção jurídica e a relação de propriedade existente nos imóveis tombados como patrimônio cultural e histórico. Como campo de estudo, utiliza-se as propriedades localizadas no centro da cidade de Manaus, capital amazonense, o que se justifica diante da relevância do momento histórico conhecido como Belle Époque e seus efeitos no município, que ainda hoje refletem grande parte da cultura e da arquitetura da cidade. Como metodologia, tem-se uma abordagem jurídico-social, atentando-se para o contexto fático e os desafios contemporâneos. O problema que originou a presente pesquisa decorre do atual estado de abandono das construções históricas, averiguando-se os motivos que levaram alguns imóveis de suma relevância histórica a se encontrarem em risco de desabamento. Ademais, possui como objetivo analisar, à luz da Constituição Federal de 1988, de jurisprudências e doutrinas correlatas ao tema, a legitimidade da propriedade exercida nos imóveis tombados no centro da cidade de Manaus. Os resultados apontam que, considerando a natureza jurídica do tombamento de imóveis históricos do período da Belle Époque, o direito de propriedade dos habitantes que ali pretendem fixar moradia não pode ser autorizado pelo ordenamento jurídico.

Biografía del autor/a

Dorinethe dos Santos Bentes, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Direito e Justiça pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023); Graduada em História pela Universidade Federal do Amazonas (1997); Graduada em Direito pela Universidade Paulista-Manaus-AM (2008). Mestra em História pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Professora da Universidade Federal do Amazonas.

Camilla Alencar de Vasconcellos Dias Saraiva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Amazonas.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Bentes, D. dos S., & Saraiva, C. A. de V. D. (2024). O DIREITO DE PROPRIEDADE DOS CASARÕES DE MANAUS EM CONTRAPONTO AO DIREITO CONSTITUCIONAL DE HABITAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3455–3474. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17556