RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTITUINDO AUTONOMIA E IDENTIDADE DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1730Palabras clave:
Educação. Lúdico. Brincar. Autonomia. Criança.Resumen
Neste artigo, entende-se que o tema apresentado como proposta para este projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “ relevância do brincar na Educação Infantil: constituindo autonomia e identidade da criança” ocupa proeminentemente posição no contexto educacional que abarca o ciclo da Educação Básica Brasileira, devido ao fato de nos últimos anos ela estar sendo continuadamente submetida a diversas adaptações para ser ajustada de tal modo que possa atender plenamente às novas demandas sociais que têm surgido com o passar do tempo. Este tema articula-se à linha de pesquisa do curso de Pós-Graduação em Educação Infantil na Unimes que sugere investigar “o brincar, enquanto instrumento pedagógico”. Neste sentido, restringe-se a explorar, contudo sem esgotar o assunto pertinente à significância da ação de brincar, dos jogos, das brincadeiras, dos brinquedos e da ludicidade na Educação Infantil (EI) atual, reconhecendo estes elementos como facilitadores do crescimento integral, da aprendizagem e da expansão das oportunidades da criança quanto: ao comunicar-se, ao experimentar novas vivências; ao aprimorar sua criatividade; ao socializar-se; ao integrar-se e ao assimilar conhecimentos que, por conseguinte, a ajudarão a adquirir sua autonomia, formar a sua personalidade e posicionar-se como indivíduo, como preveem por exemplo, a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY