A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17204Palabras clave:
Formação crítica. Língua Portuguesa. Práticas pedagógicas. Resistência. Tecnologias digitais.Resumen
Este estudo investigou a formação crítica de professores de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar como as práticas pedagógicas podem ser transformadas para atender às demandas de uma educação reflexiva e alinhada aos contextos sociais e culturais dos alunos. A pesquisa teve como foco principal a identificação dos desafios e das oportunidades na integração de uma abordagem crítica no ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, na qual foram analisados trabalhos acadêmicos e teóricos relevantes sobre a formação de professores e o ensino crítico da língua. A partir dessa análise, observou-se que, embora existam avanços nas discussões sobre a formação crítica, muitos educadores ainda resistem à implementação de práticas pedagógicas críticas, em grande parte devido à manutenção de métodos tradicionais de ensino, como a ênfase na gramática normativa. Além disso, ficou claro que a formação de professores precisa considerar as diversidades culturais e sociais dos alunos, o que pode ser facilitado pela integração de tecnologias digitais no processo pedagógico. Como principais contribuições, o estudo destacou a importância de um currículo que incorpore práticas pedagógicas críticas e a necessidade de uma formação contínua para os educadores. A pesquisa sugeriu que novos estudos empíricos sobre a aplicação dessas práticas nas escolas podem complementar os achados e promover avanços na formação docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY