A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Danielle Viviane de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Gilvania Paula Almeida da Silva Flórida University of Science and Theology
  • João Lopes UNEATLANTICO
  • Miriam Paulo da Silva University of Orlando
  • Rosilene Pedro da Silva University Of Orlando
  • Zilda Alves Rosa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17204

Palabras clave:

Formação crítica. Língua Portuguesa. Práticas pedagógicas. Resistência. Tecnologias digitais.

Resumen

Este estudo investigou a formação crítica de professores de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar como as práticas pedagógicas podem ser transformadas para atender às demandas de uma educação reflexiva e alinhada aos contextos sociais e culturais dos alunos. A pesquisa teve como foco principal a identificação dos desafios e das oportunidades na integração de uma abordagem crítica no ensino de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica, na qual foram analisados trabalhos acadêmicos e teóricos relevantes sobre a formação de professores e o ensino crítico da língua. A partir dessa análise, observou-se que, embora existam avanços nas discussões sobre a formação crítica, muitos educadores ainda resistem à implementação de práticas pedagógicas críticas, em grande parte devido à manutenção de métodos tradicionais de ensino, como a ênfase na gramática normativa. Além disso, ficou claro que a formação de professores precisa considerar as diversidades culturais e sociais dos alunos, o que pode ser facilitado pela integração de tecnologias digitais no processo pedagógico. Como principais contribuições, o estudo destacou a importância de um currículo que incorpore práticas pedagógicas críticas e a necessidade de uma formação contínua para os educadores. A pesquisa sugeriu que novos estudos empíricos sobre a aplicação dessas práticas nas escolas podem complementar os achados e promover avanços na formação docente.

Biografía del autor/a

Danielle Viviane de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Gilvania Paula Almeida da Silva, Flórida University of Science and Theology

Mestranda em Ciência da Educação - Desenvolvimento Humano e Religiosidade. Flórida University of Science and Theology (FUST)

João Lopes, UNEATLANTICO

Mestre em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Miriam Paulo da Silva, University of Orlando

Doutora em Ciências da Educação. University of Orlando.

Rosilene Pedro da Silva, University Of Orlando

Doutora em Ciências da Educação. University Of Orlando.

Zilda Alves Rosa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

 

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Oliveira, D. V. de, Silva, G. P. A. da, Lopes, J., Silva, M. P. da, Silva, R. P. da, & Rosa, Z. A. (2024). A FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6115–6130. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17204