AVALIAÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA EM IDOSOS NO BRASIL

Autores/as

  • Danyelli da Silva Soares
  • Rogério da Costa Brito Neto
  • Emanuel Vieira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17182

Palabras clave:

Radioterapia. Efeitos Colaterais. Idosos. Qualidade de Vida. Geriatria.

Resumen

A pesquisa científica trata-se de um estudo sobre efeitos sentidos pelos idosos devido ao tratamento radioterapia, que procura entender os efeitos colaterais que um tratamento radioterápico causa nos idosos, e como isso afeta a sua qualidade de vida. Sendo assim, os profissionais que atuam no tratamento da radioterapia necessitam possuir atenção e conhecimentos suficientes sobre as consequências que esse tratamento causa nos idosos. Desse modo, a temática da pesquisa possui a seguinte pergunta norteadora: Quais são os principais efeitos colaterais pós-tratamento de radioterapia em idosos? Deste modo, o objetivo geral é apresentar as reações adversas que a radioterapia causa em idosos. Já os objetivos específicos são: contextualizar sobre as os efeitos colaterais da radioterapia em idosos; compreender como esses efeitos colaterais afetam a qualidade de vida dos idosos. A metodologia utilizada nesse artigo científico foi de caráter bibliográfico, composta por artigos científicos, livros, documentos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, encontrados a partir de bases de dados, como: Scielo, Medline, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PubMed e livros. O resultado da pesquisa consistiu na identificação e descrição dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia em idosos, como fadiga, perda de apetite, alterações na pele (queimaduras), náuseas, alterações cognitivas, problemas digestivos e efeitos psicológicos, como ansiedade e depressão.

Publicado

2024-11-28

Cómo citar

Soares, D. da S., Brito Neto, R. da C., & Pinto, E. V. (2024). AVALIAÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS PÓS-TRATAMENTO DE RADIOTERAPIA EM IDOSOS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 7451–7466. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17182