A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA: DA ANTIGUIDADE AO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Robson Feliciano da Silva Universidade Cândido Mendes
  • Sérgio William da Silva Santos Centro Universitário FACOL.
  • Adriele Sena dos Santos Centro Universitário FACOL
  • José Luís dos Santos Filho Centro Universitário FACOL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1718

Palabras clave:

Evolução. Fisioterapia. Reconhecimento Profissional.

Resumen

A Fisioterapia tem sua fundamentação na antiguidade (foi Hipócrates, o pai da medicina que utiliza pela primeira vez o termo “Medicina de Reabilitação”), é uma profissão da área da saúde, considerada como campo de atuação profissional. Desde os primórdios, foi utilizada de forma empírica e no decorrer de sua história, acompanhou as mudanças e transformações do século XX. Foi na Europa, o surgimento das primeiras escolas, primeiramente na Alemanha e depois da Inglaterra. No Brasil com as leis, decretos e emendas conquistaram a legalidade profissional, conferindo direitos e deveres. Atualmente, o processo de formação do fisioterapeuta está direcionado a desenvolver competências e habilidades gerais para atenção à saúde, como ações de prevenção, promoção e proteção da saúde, além da reabilitação individual e coletiva. Esse trabalho teve como objetivo mostrar a evolução da fisioterapia considerando três grandes subdivisões da história da humanidade: períodos que antecede a Primeira Guerra mundial (Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Industrialização), períodos das grandes guerras e período contemporâneo. A metodologia utilizada foi por meios de buscas a referências bibliográficas nas bases de dados eletrônicos. O critério de inclusão do estudo foi a abordagem de temas relacionados às questões a evolução da Fisioterapia e o reconhecimento profissional. Foram utilizados para a busca, artigos disponibilizados na íntegra em português e em inglês. Conclui que a fisioterapia, ao longo da história, vem fortificando o reconhecimento da importância da profissão, estabelecendo funções ao movimento corporal, mas também potencializando funções ao sujeito como pessoa. As transformações foram positivas, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito acadêmico. O fisioterapeuta está presente em todas as escalas com todas as áreas em crescimento.

Biografía del autor/a

Robson Feliciano da Silva, Universidade Cândido Mendes

 Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Especialista em Análises Clínicas pela Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - FACOL. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: robsonf.silva@unifacoledu.br.

Sérgio William da Silva Santos, Centro Universitário FACOL.

Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: swilliam.315@gmail.com

Adriele Sena dos Santos, Centro Universitário FACOL

Acadêmica em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: adriele_07@hotmail.com

José Luís dos Santos Filho, Centro Universitário FACOL

Acadêmico em Fisioterapia pela UNIFACOL – Centro Universitário FACOL. E-mail: j.luis1@outlook.com.br.

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Silva, R. F. da ., Santos, S. W. da S. . ., Santos, A. S. dos ., & Filho, J. L. dos S. . (2021). A ORIGEM E EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA: DA ANTIGUIDADE AO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 782–791. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1718