AVALIAÇÃO NO ENSINO INFANTIL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Andréia Freitas de Araújo UNEATLANTICO
  • Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alexandra Alves Wanderley Universidad de la Empresa
  • Eder Lino Rodrigues UNEATLANTICO
  • Maria Luzia Ferreira de Carvalho Cruz World University Ecumenical
  • Tagma Angélica Nilson Becker Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17160

Palabras clave:

Avaliação. Teoria histórico-cultural. Educação infantil. Desenvolvimento infantil. Formação de educadores.

Resumen

A pesquisa teve como problema a análise das contribuições da teoria histórico-cultural para a avaliação no ensino infantil, focando nas implicações dessa abordagem para a prática pedagógica. O objetivo geral foi investigar como a teoria histórico-cultural pode transformar a avaliação nas salas de aula, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, com análise de obras acadêmicas e teóricas sobre o tema. Os resultados indicaram que a teoria histórico-cultural propõe uma avaliação contínua e formativa, que leva em consideração as dimensões cognitivas, sociais e emocionais do desenvolvimento infantil. Além disso, ressaltou-se o papel do educador como mediador nesse processo, promovendo uma aprendizagem significativa e respeitando a individualidade e o contexto cultural das crianças. A pesquisa também apontou desafios para a implementação dessa abordagem, como a resistência dos educadores e a necessidade de formação contínua. Nas considerações finais, concluiu-se que a teoria histórico-cultural oferece um novo modelo de avaliação, inclusivo e reflexivo, que favorece o desenvolvimento integral da criança. No entanto, foi identificada a necessidade de novos estudos para aprofundar a aplicação dessa avaliação em diferentes contextos educacionais e para investigar a formação dos educadores na aplicação dessas práticas.

Biografía del autor/a

Andréia Freitas de Araújo , UNEATLANTICO

Máster en Educacion. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alexandra Alves Wanderley, Universidad de la Empresa

Mestre em Ciência da Educação. Universidad de la Empresa (UDE).

Eder Lino Rodrigues, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Maria Luzia Ferreira de Carvalho Cruz, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Tagma Angélica Nilson Becker, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Araújo , A. F. de, Cherubini, A. de O. R. dos S., Wanderley, A. A., Rodrigues, E. L., Cruz, M. L. F. de C., & Becker, T. A. N. (2024). AVALIAÇÃO NO ENSINO INFANTIL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5974–5989. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17160