A PROPAGANDA FALSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA

Autores/as

  • Iza Santos dos Reis Faculdade de Ilhéus
  • Waldir Franco Camargo Junior Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17140

Palabras clave:

Propaganda enganosa. Abusividade. Proteção. Vulnerável. Hipossuficiente. Responsabilização. Jurisprudência. Consumidor.

Resumen

A propaganda enganosa é considerada uma estratégia de marketing, com único e exclusivo intuito de induzir o consumidor a tomar decisões baseadas nas informações falsas ou manipuladas, violando gravemente a expectativa criada pelo o mesmo. Na realização deste artigo científico, tem-se como objetivo analisar entendimentos jurisprudenciais, legislações específicas e doutrinários pela responsabilização da empresa quando dos danos causados aos consumidores, bem como a importância em proteger o mais vulnerável da relação consumerista. Em detrimento ao exposto, o aporte teórico será constituído a partir de alguns autores e artigos científicos que abordam o presente tema, tendo como relevância pontos essenciais para complementação deste trabalho, inclusive apontamentos jurisprudenciais que buscam afirmar a proteção do consumidor frente a publicidade enganosa e quais são as sanções aplicáveis. Os métodos empregados foram os entendimentos e teses firmadas bibliográficas, explicativas, dedutivas e extensivas, com o intuito de enriquecer o máximo possível de informações do presente artigo. Com ênfase ao exposto, este trabalho tem como base analisar o entendimento jurisprudencial, inclusive doutrinário e legislativos que diante do cenário de tamanha abusividade e engano, os responsáveis serão sancionados. Assim, os resultados obtidos afirmam o que já é esperado, sendo a publicidade enganosa ato ilícito e que os apontamentos dos tribunais são favoráveis em prol da defesa dos direitos consumeristas, principalmente destacando que todo e qualquer ato ilícito cometido, o responsável terá que arcar com as consequências dos seus atos. Nesse sentido, conclui-se que o consumidor é protegido das práticas abusivas das empresas por meio do CDC e se faz necessário meios viáveis para que estes saibam dos seus direitos e quando estão sendo violados.

 

Biografía del autor/a

Iza Santos dos Reis, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Waldir Franco Camargo Junior, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Reis, I. S. dos, & Camargo Junior, W. F. (2024). A PROPAGANDA FALSA NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: UMA ANÁLISE JURISPRUDENCIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5692–5705. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17140