EFICÁCIA DA TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET) COMBINADA COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (CT) NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER

Autores/as

  • Thaillon Santos Bastos Facisa
  • Rogério da Costa Brito Neto Facisa
  • Emanuel Vieira Pinto Facisa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17078

Palabras clave:

Early diagnosis. Tests. F-fluoro-deoxy-2-glucose (FDG). Oncology. Tumors.

Resumen

O presente estudo abordou o tema, eficácia da a Tomografia por Emissão de Pósitrons combinada com a Tomografia Computadorizada. Neste contexto, ressalta-se que, estes dois combinados são capazes de captar as imagens do corpo inteiro em 30 minutos, o que facilita detectar precocemente e localizar com precisão, de modo não invasivo, tumores malignos de pequenas dimensões e suas metástases. Diante da problemática indaga-se: qual a eficácia da Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), combinada com a Tomografia Computadorizada (CT), na detecção precoce do câncer? Na pesquisa, o objetivo geral tratou-se de uma análise sobre a eficácia que o PET -CT para detecção de câncer, pautados na investigação de como a Tomografia por Emissão de Pósitrons combinada com a Tomografia Computadorizada podem ser eficazes na detecção precoce do câncer. Enquanto que, os objetivos específicos pautados foram: Contextualizar o uso da tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) na prática clínica atual, destacando sua evolução e importância no diagnóstico do câncer; avaliar a precisão diagnóstica da tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) em detectar lesões cancerígenas; investigar a eficácia do PET-CT na monitorização da resposta ao tratamento oncológico; analisar o impacto da utilização do PET-CT na tomada de decisões clínicas e no desfecho dos pacientes. A Tomografia por Emissão de Pósitrons combinada com a Tomografia Computadorizada são capazes de captar as imagens do corpo inteiro em 30 minutos, o que facilita detectar precocemente e localizar com precisão, de modo não invasivo, tumores malignos de pequenas dimensões e suas metástases. O estudo realizado foi Revisão de Literatura através da abordagem qualitativa de método investigativo que permite a avaliação de vários autores no contexto. Após análise da pesquisa, os resultados apresentados demostram que o PET-CT parece ser o exame mais preciso entre as técnicas atuais para detectar o câncer.  

Biografía del autor/a

Thaillon Santos Bastos, Facisa

Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa) - 2016. Graduando em Radiologia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa).

Rogério da Costa Brito Neto, Facisa

Graduado em Fisioterapia, Pós-graduado em Imaginologia Médica. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa).

Emanuel Vieira Pinto, Facisa

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, pelo Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Vale do Cricaré. Graduado em Biblioteconomia e Documentação e em Sociologia. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). Coordenador do NTCC (Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso) da Facisa.

 

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Bastos, T. S., Brito Neto, R. da C., & Pinto, E. V. (2024). EFICÁCIA DA TOMOGRAFIA POR EMISSÃO DE PÓSITRONS (PET) COMBINADA COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (CT) NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5659–5375. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17078