AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO

Autores/as

  • Samuel Davi Gonçalves Monteiro Anhanguera
  • Wendrio Frazão Melo Anhanguera
  • Kauã de Oliveira Lima Anhanguera
  • Erick Mendes Ferreira Anhanguera
  • Gustavo Campos Marques Anhanguera
  • Felipe Moraes Serra Anhanguera
  • Jonathan Araujo Queiroz Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16990

Palabras clave:

Automação Residencial. Acessibilidade. Pessoas com Deficiência. Independência Doméstica. Tecnologia Assistiva. Assistentes Virtuais.

Resumen

O avanço da automação residencial transformou o cotidiano, oferecendo soluções inovadoras para o conforto e a segurança em casa. Com o olhar voltado à acessibilidade, essas tecnologias impactam positivamente a vida de pessoas com deficiência, proporcionando-lhes autonomia e independência no ambiente doméstico. Este artigo analisa como a automação pode eliminar barreiras para pessoas com diferentes tipos de deficiência, abordando as principais tecnologias, os desafios e as possibilidades futuras.

Biografía del autor/a

Samuel Davi Gonçalves Monteiro, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional.

Wendrio Frazão Melo, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional. 

Kauã de Oliveira Lima, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional. 

Erick Mendes Ferreira, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional. 

Gustavo Campos Marques, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional. 

Felipe Moraes Serra, Anhanguera

Bacharelando em Ciência da Computação, Anhanguera Educacional.

Jonathan Araujo Queiroz, Anhanguera

Professor e Orientador, Anhanguera Educacional.

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Monteiro, S. D. G., Melo, W. F., Lima, K. de O., Ferreira, E. M., Marques, G. C., Serra, F. M., & Queiroz, J. A. (2024). AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6377–6386. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16990