A TIPIFICAÇÃO PENAL DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PROTEÇÃO JURÍDICA DA MULHER NO BRASIL

Autores/as

  • Julia Silveira de Oliveira Faculdade de Ilhéus
  • Thyara Gonçalves Novaes Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16953

Palabras clave:

Violência obstétrica. Erro médico. Punibilidade. Dolo. Direitos Humanos. Violência contra a mulher.

Resumen

Este trabalho tem por escopo compreender a necessidade e os desafios da tipificação penal da violência obstétrica no Brasil, analisando os limites e as possibilidades para garantir uma proteção jurídica mais eficaz às mulheres. A ausência de uma legislação específica para violência obstétrica no Código Penal brasileiro dificulta a responsabilização dos profissionais de saúde e a defesa dos direitos das vítimas, que muitas vezes sofre com intervenções médicas abusivas, negligentes ou desrespeitosas durante o ciclo gravídico-puerperal. Atualmente, esses casos são enquadrados em figuras penais genéricas, como lesão corporal, crimes contra a honra, abuso de autoridade e sendo mais grave como homicídio, ou que não contemplam a especificidade da violência obstétrica e impedem uma resposta judicial adequada. O estudo propõe que uma legislação própria poderia não apenas facilitar a comprovação do delito e a responsabilização dos envolvidos, mas também promover práticas de atendimento mais humanizadas. Conclui-se que a tipificação penal específica para a violência obstétrica é um passo necessário para a proteção dos direitos reprodutivos e humanos das mulheres e a promoção de um cuidado respeitoso e ético no sistema de saúde brasileiro.

Biografía del autor/a

Julia Silveira de Oliveira, Faculdade de Ilhéus

Graduando do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Thyara Gonçalves Novaes, Faculdade de Ilhéus

Especialista em Processo Penal/Orientadora do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Publicado

2024-11-22

Cómo citar

Oliveira, J. S. de, & Novaes, T. G. (2024). A TIPIFICAÇÃO PENAL DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PROTEÇÃO JURÍDICA DA MULHER NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5280–5296. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16953