COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM ATENDIMENTOS DE URGÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16921Palabras clave:
Equipe de enfermagem. Comunicação. Urgência.Resumen
Introdução: A comunicação acontece através de passagem de informação entre indivíduos, seja pela escrita, imagem ou fala, gerando conhecimentos e saberes. A construção do diálogo no ambiente profissional do enfermeiro permite uma interação entre os envolvidos, possibilitando que cada profissional reconheça suas capacidades e desempenhos em procedimentos específicos. Sendo assim, a comunicação entre a enfermagem facilita a assistência e torna o ambiente mais harmônico, humanizado, seguro e de qualidade, gerando melhor desempenho da equipe. Objetivo: Analisar a partir da literatura como se dá a comunicação e a interação da equipe de enfermagem em atendimentos de urgência. Metodologia: O presente estudo refere-se a uma revisão integrativa da literatura, baseada na seguinte questão norteadora: como é a comunicação e o funcionamento da equipe de enfermagem em atendimentos de urgência e emergência intra-hospitalar? A coleta de dados ocorreu entre os meses agosto e outubro do presente ano, através das bases de dados Scientific Electonic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), fazendo uso dos descritores em ciências da saúde (Decs): urgência e emergência, comunicação e equipe de enfermagem. Para os critérios de inclusão serão adotados: artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, artigos disponíveis em português, de forma gratuita, que discutem o tema e que estejam disponíveis na íntegra. Serão excluídos os artigos que estejam duplicados, como também aqueles presentes em mais de uma base de dados, artigos em espanhol, em inglês, monografias, artigos incompletos e dissertações. Resultados esperados: através desse estudo espera-se que os profissionais possam melhorar a assistência de enfermagem ao paciente assistido em urgência no âmbito hospitalar. Conclusão: Para que os profissionais possam ofertar uma melhor assistência e interação através da comunicação, é preciso que estes se sintam reconhecidos e valorizados pela instituição a qual pertencem, tornando o ambiente de trabalho e seu desempenho mais dinâmicos e otimizados.
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