O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO NA DOR CRÔNICA DOS PORTADORES DE FIBROMIALGIA

Autores/as

  • Luciana Nascimento Oliveira Delphim Universidade de Vassouras
  • Alice Rocha Rosati Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16811

Palabras clave:

Fibromialgia. Manejo terapêutico. Tratamento farmacológico.

Resumen

A fibromialgia é uma patologia crônica, com alto grau de comorbidade psiquiátrica e patogênese insuficientemente detalhada. Portanto, seu manejo terapêutico é desafiador, sendo sugeridas abordagens farmacológicas e não farmacológicas como opções de tratamento. O objetivo deste trabalho é analisar o nível atual de evidência a favor do tratamento farmacológico da fibromialgia. Foi realizada uma revisão da literatura através das principais bases de dados médicas utilizando o os descritores “fibromyalgia”, “chronic pain” e “pharmacological treatment”, utilizando o operador booleano “AND". Todos os artigos publicados entre 2019-2024 foram incluídos na análise primária. Foi observado que a pregabalina e  a duloxetina são os tratamentos farmacológicos mais apoiados por evidências para a fibromialgia em relação ao componente da dor. Amitriptilina, gabapentina e tramadol também foram estudados em vários ensaios clínicos, mas há menos evidências para apoiar seu uso. Disfunções cognitivas, distúrbios do sono e distúrbios do humor foram tópicos menos estudados na investigação de ensaios clínicos, portanto, havendo menos resultados significativos. Dessa forma, a questão álgica da fibromialgia se beneficia, majoritariamente, do tratamento das classes anticonvulsivantes e antidepressivos.

Biografía del autor/a

Luciana Nascimento Oliveira Delphim, Universidade de Vassouras

Discente da Universidade de Vassouras.

Alice Rocha Rosati, Universidade de Vassouras

Docente da Universidade de Vassouras.

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Delphim, L. N. O., & Rosati, A. R. (2024). O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO NA DOR CRÔNICA DOS PORTADORES DE FIBROMIALGIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6017–6027. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16811