REVOLUÇÃO DIGITAL: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS

Autores/as

  • Piedley Macedo Saraiva UECE
  • Camila Emanuelle Freitas da Silva UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16801

Palabras clave:

Revolução digital. Contabilidade. Digitalização. SPED. Competências tecnológicas. Eficiência contábil. Segurança de dados.

Resumen

O avanço da tecnologia da informação tem transformado a contabilidade de uma prática manual e operacional para uma função mais analítica e estratégica. A digitalização, exemplificada pela implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) no Brasil, automatizou processos contábeis, aumentando a eficiência e reduzindo erros e custos operacionais. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa se vale de entrevistas semiestruturadas para explorar as percepções dos profissionais contábeis sobre os desafios e oportunidades na era digital. Os resultados indicam que, além de melhorar a precisão, a digitalização exige novas competências tecnológicas e analíticas dos contadores. O estudo também ressalta a importância de programas contínuos de capacitação para facilitar a adaptação às novas ferramentas digitais e aborda os desafios relacionados à segurança de dados. Em conclusão, a revolução digital está redefinindo a contabilidade, tornando-a uma ciência mais dinâmica e estratégica, e exigindo que os profissionais se adaptem continuamente para atender às demandas do mercado moderno.

 

Biografía del autor/a

Piedley Macedo Saraiva, UECE

Prof. Ciências contábeis. Uece/UNIFAP.

Camila Emanuelle Freitas da Silva, UECE

Ciências contábeis, Uece.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Saraiva, P. M., & Silva, C. E. F. da. (2024). REVOLUÇÃO DIGITAL: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES NAS PRÁTICAS CONTÁBEIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3680–3697. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16801