INFLUÊNCIA DA DIETA ÁCIDA NA SÍNDROME DO ENVELHECIMENTO PRECOCE BUCAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16789

Palabras clave:

Envelhecimento bucal. Biocorrosão dentária. Hipersensibilidade dentinária. Lesões não cariosas.

Resumen

A síndrome do envelhecimento precoce bucal (SEPB) é uma condição que ocorre com a associação de diversos fatores tanto patológicos quanto pelo estilo de vida das pessoas, que provocam alterações na saúde bucal. Esta condição possui profunda relação com as doenças não cariosas, nos quais são fundamentais para o seu diagnóstico. Em geral, os aspectos clínicos são manifestados pelo envelhecimento da cavidade oral, que são incompatíveis com a idade fisiológica. A dieta ácida tem um grande efeito na progressão do envelhecimento precoce bucal devido ao seu potencial de biocorrosão que pode ocasionar danos às estruturas dentárias, levantando a seguinte questão: os hábitos alimentares exercem influência significativa na manifestação da síndrome do envelhecimento precoce bucal? Este estudo tem como objetivo geral realizar uma revisão bibliográfica acerca dos efeitos da dieta ácida no envelhecimento precoce bucal. Nos objetivos específicos pretende-se compreender o potencial de biocorrosão nas estruturas dentais; identificar as doenças não cariosas causadas pelo frequente contato com a alimentação ácida; e propor medidas para prevenir e controlar esses efeitos decorrentes dos hábitos alimentares. Este estudo consiste em uma abordagem qualitativa e de cunho descritivo A revisão de literatura foi realizada com buscas em livro físico, e nas bases de dados Pubmed, SciELO, ResearchGate, BVS, em língua inglesa e portuguesa. À vista disso, essa pesquisa contribuiu para um bom entendimento sobre os efeitos que o frequente consumo de alimentos ácidos pode causar na saúde bucal, assim como as medidas que podem ser feitas para a redução dos danos causados nos elementos dentários, evitando assim o envelhecimento precoce bucal.

Biografía del autor/a

Esther Castro de Oliveira, FACISA

Graduanda em Odontologia na faculdade de Ciências Sociais Aplicadas FACISA, Itamaraju, Bahia. 

João Paulo Paranhos Passos, FACISA

Graduação em odontologia UESB/Jequié, Esp. Em Endodontia - FUNORTE/ Ilhéus
Professor Endodontia e Clínica Integrada - Facisa/Itamaraju. Coordenador da Liga Síndrome do Envelhecimento Precoce Bucal - Facisa/Itamaraju. Coordenador do Curso de Extensão e Mentoria em Endodontia Mecanizada - OpusDei/ Eunápolis. 

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão, Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012-2015). Especialista em Docência do Ensino Superior. Faculdade Vale do Cricaré. Possui Graduação em biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017- 2020). Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC-FACISA. Pesquisador Institucional do Sistema E-MEC-FACISA. Recenseador do Sistema CENSO MEC-FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152. 

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

Oliveira, E. C. de, Passos, J. P. P., & Pinto, E. V. (2024). INFLUÊNCIA DA DIETA ÁCIDA NA SÍNDROME DO ENVELHECIMENTO PRECOCE BUCAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3717–3730. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16789