UM OLHAR PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE NO ÂMBITO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Autores/as

  • Janaína Costa de Souza Damascena Centro Universitário Santa Maria
  • Romeria Davina Vieira Veras Centro Universitário Santa Maria
  • Thárcio Ruston Oliveira Braga
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Yuri Charllub Pereira Bezerra Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16772

Palabras clave:

Segurança do paciente. Emergência. Assistência.

Resumen

Introdução: A segurança do paciente é considerada como a qualidade do cuidar, sendo essa assistência prestada de forma eficiente e efetiva em todos os níveis de atenção, para que o mesmo seja assistido de forma igualitária. Assim, para garantir que a integridade e bem-estar do paciente seja priorizada dentro dos serviços, foi criado o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que dispõe de protocolos que visa diminuir os danos e eventos adversos que podem ser evitados.Objetivo: Identificar como a literatura cientifica aborda a segurança do paciente no âmbito da urgência e emergência. Metodologia: A pesquisa foi uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bdenf, mediante o uso dos descritores controlados em saúde: Segurança do paciente, emergência e qualidade da assistência à saúde. Foi realizado o cruzamento com o descritor booleano "and". A amostra foi composta pelos artigos que atenderam aos critérios de inclusão: estudos que abordaram o tema proposto, texto completo disponível nos idiomas português e inglês, publicados entre os anos de 2019 e 2024. Foram excluídos os artigos que se apresentaram em duplicata. Eles foram dispostos em tabelas apresentando as seguintes variáveis: Título, Autor, Ano, Periódico, Objetivo, Metodologia e Resultados, sendo analisados à luz da literatura pertinente. Por se tratar de um estudo de revisão, não foi necessária a aprovação pelo comitê de ética e pesquisa. Resultados e discussão: A segurança do paciente, conforme a OMS, envolve a redução de riscos nos cuidados de saúde, promovendo assistência de qualidade. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) estabelece protocolos para garantir essa segurança, como os de cirurgia segura e higiene das mãos. A participação dos pacientes na promoção de sua própria segurança é essencial, assim como a comunicação sobre eventos adversos. As unidades de urgência e emergência enfrentam desafios significativos relacionados à segurança, e os profissionais de saúde também podem se tornar "segunda vítimas" de incidentes. Portanto, a segurança do paciente deve ser uma prioridade em todos os serviços de saúde. Conclusão: A segurança do paciente é essencial na assistência em saúde, refletindo a qualidade do atendimento. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e a participação dos pacientes são fundamentais para reduzir riscos, mas desafios nas unidades de urgência podem comprometer essa segurança.

Biografía del autor/a

Janaína Costa de Souza Damascena, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Romeria Davina Vieira Veras, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Thárcio Ruston Oliveira Braga

Graduação: Enfermagem, Titulação: Mestre. Área de atuação: Urgência e Emergência.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira, Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Yuri Charllub Pereira Bezerra, Centro Universitário Santa Maria

Mestre pela Universidade católica de Santos, Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Publicado

2024-11-14

Cómo citar

Damascena, J. C. de S., Veras, R. D. V., Braga, T. R. O., Medeiros, R. L. S. F. M. de, & Bezerra, Y. C. P. (2024). UM OLHAR PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE NO ÂMBITO DA URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3395–3407. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16772