DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INSTRUCIONAL E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃONO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Marlene Aparecida Pancoto MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16756

Palabras clave:

Design Instrucional (DI). Tecnologia. Práticas Educacionais. Educação a Distância (EaD). Integração Tecnológica.

Resumen

O cenário educacional global sofreu uma transformação profunda devida à pandemia da Covid- 19, à globalização e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas. Tal fato, impulsionou a necessidade de criar e implementar novas práticas educacionais. Nesse contexto, o Design Instrucional (DI) emergiu como uma ferramenta importante, integrando-se à tecnologia para criar experiências de aprendizagem dinâmicas e significativas. Este artigo tem como objetivo explorar a interseção entre o DI e a tecnologia na Educação, abordando os seguintes tópicos: definição de DI e sua importância no contexto educacional; papel da tecnologia na educação e os desafios e oportunidades dessa integração. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que a combinação entre DI e tecnologia fortalece as práticas de ensino, promovendo personalização, engajamento e acessibilidade no ensino. Essa integração permite a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inclusivos, otimizando o tempo dos professores e atendendo às necessidades individuais dos alunos. Apesar dos benefícios, é necessário abordar desafios como privacidade de dados e desigualdade de acesso. A continuidade de pesquisas na área é fundamental para enfrentar essas questões e trazer novas considerações sobre o assunto.

Biografía del autor/a

Marlene Aparecida Pancoto, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação Miami University of Science and Technology (MUST). 

Publicado

2024-11-08

Cómo citar

Pancoto, M. A. (2024). DESIGN INSTRUCIONAL E DESIGN INSTRUCIONAL E TECNOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃONO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1848–1853. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16756