OTIMIZAÇÃO DA TERAPIA MEDICAMENTOSA EM IDOSOS POLIMEDICADOS: UM ESTUDO SOBRE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E A RELEVÂNCIA DAS FERRAMENTAS INFORMATIVAS NA ATENÇÃO FARMACÊUTICA

Autores/as

  • Renata Sandi Giacomin FACISA
  • Nathalia dos Santos Lima FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16730

Palabras clave:

Envelhecimento populacional. Eventos adversos. Recursos informativos.

Resumen

O envelhecimento populacional tem levado a um aumento na prevalência de doenças crônicas o que exige o uso de múltiplos medicamentos em idosos. Essa prática, conhecida como polifarmácia, está associada a uma série de problemas de saúde, comprometendo a qualidade de vida e aumentando o risco de hospitalizações e mortalidade nesses pacientes. Frente a esta problemática, indaga-se: quais recursos podem ser usados pelos farmacêuticos no manejo da polifarmácia, visando à melhoria na qualidade de vida dos pacientes idosos? Nesse contexto, esse estudo foi norteado tendo como objetivo geral: evidenciar os recursos acessíveis aos farmacêuticos para à realização de possíveis intervenções terapêuticas em pacientes idosos, ademais, tem-se como objetivos específicos: identificar as principais interações medicamentosas e reações adversas associadas à polifarmácia em idosos; evidenciar abordagens para otimização da terapia medicamentosa em idosos polimedicados; e avaliar a importância da atenção farmacêutica no monitoramento e manejo da polifarmácia em idosos. Foi-se adotado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e explicativo, sendo conduzido pela abordagem qualitativa, ocorrida nos bancos de dados da Lilacs, Cochrane Library, Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature – CINAHL, PubMed, ClinicalTrials.gov, SciELO e Google Acadêmico, teses, artigos científicos e sites. À vista disso, os resultados da pesquisa indicam seguramente que a polifarmácia em idosos está vinculada a resultados negativos em saúde, destacando-se então a importância de ferramentas eficazes para embasar a atuação do profissional farmacêutico no uso correto dos medicamentos, direcionando-os para a forma mais eficaz de tratamento desses pacientes.

Biografía del autor/a

Renata Sandi Giacomin, FACISA

Graduanda em Farmácia na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA.

Nathalia dos Santos Lima, FACISA

Biomédica (CRBM 6.185), graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC/BA) no ano de 2013. Habilitada nas áreas de genética, biologia molecular, análises clínicas e saúde pública. Pós-graduada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPG-GBM) pela UESC (2017). Atualmente é Coordenadora dos cursos Bacharelado em Farmácia e Tecnólogo em Radiologia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) - Itamaraju-BA, onde também atua como docente.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão.  Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós- Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré-UNIVC (2012-2015). Especialista em Docência   do   Ensino   Superior   Faculdade   Vale   do   Cricaré   Possui   graduação   em   Biblioteconomia e Documentação pela Universidade   Federal   da   Bahia (2009).   Possui   graduação   em   Sociologia   pela Universidade Paulista (2017-2020) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia.  Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152.

 

 

Publicado

2024-11-12

Cómo citar

Giacomin, R. S., Lima, N. dos S., & Pinto, E. V. (2024). OTIMIZAÇÃO DA TERAPIA MEDICAMENTOSA EM IDOSOS POLIMEDICADOS: UM ESTUDO SOBRE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E A RELEVÂNCIA DAS FERRAMENTAS INFORMATIVAS NA ATENÇÃO FARMACÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2671–2696. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16730