AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DO BULLYING E CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Milena Garcia de Souza Lobo Faculdade de Ilhéus
  • Taiana Levinne Carneiro Cordeiro Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16719

Palabras clave:

Bullying. Cyberbullying. Responsabilidade.

Resumen

O bullying e o cyberbullying são comportamentos nocivos que têm impactos significativos na vida das vítimas, podendo causar graves consequências tanto do ponto de vista emocional quanto jurídico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da Lei 14.811/2024, contra as ações de bullying e cyberbullying nos espaços educacionais, e identificar quais as sanções cabíveis na responsabilidade civil e criminal dos agressores e demais envolvidos neste tipo de violência. Através de pesquisas bibliográficas e jurisprudências, conhecermos as consequências jurídicas dessa prática e qual o entendimento jurídico no Brasil atualmente, na responsabilização dessa conduta para os envolvidos. Compreendermos qual o papel da sociedade, na prevenção e no combate às práticas de bullying ou cyberbullying nas instituições de ensino. Além disso, conhecermos os fundamentos legais que respaldam a responsabilidade civil e criminal dessa prática, nos espaços educacionais. Espera-se que este trabalho possa fornecer subsídios para o fortalecimento das medidas legais de cuidado e enfrentamento ao bullying e cyberbullying nos espaços educacionais.

Biografía del autor/a

Milena Garcia de Souza Lobo, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Taiana Levinne Carneiro Cordeiro, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Lobo, M. G. de S., & Cordeiro, T. L. C. (2024). AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DO BULLYING E CYBERBULLYING: RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2858–2870. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16719