O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADVOCACIA BRASILEIRA: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO SETOR JURÍDICO

Autores/as

  • Aíla Marques de Queiroz UNIFSA
  • Pedro Lucas Nogueira Bueno UNIFSA
  • Jhon Kennedy Teixeira Lisbino UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16691

Palabras clave:

Desafios. Inteligência Artificial (IA). Advocacia. Ética Jurídica.

Resumen

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem revolucionado o setor jurídico, trazendo avanços significativos e desafios para a advocacia. Este trabalho analisa o impacto da IA na advocacia brasileira, destacando como a tecnologia transforma práticas jurídicas tradicionais e oferece ferramentas que automatizam tarefas repetitivas, analisam grandes volumes de dados e até prevêem resultados de litígios. Esses avanços aumentam a eficiência dos profissionais do Direito e minimizam erros humanos, mas levantam preocupações éticas, como a responsabilidade por decisões assistidas por IA e a garantia de precisão e imparcialidade dos sistemas. A pesquisa também explora a evolução digital no Direito, os benefícios operacionais da IA, os desafios éticos e legais associados e a necessidade de regulamentação. Além disso, aborda as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para a profissão, considerando a coleta e o tratamento de dados sensíveis. O trabalho propõe uma reflexão sobre como os profissionais podem se adaptar e prosperar em um ambiente em constante transformação, impulsionado pela inteligência artificial.

Biografía del autor/a

Aíla Marques de Queiroz, UNIFSA

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. UNIFSA.

Pedro Lucas Nogueira Bueno, UNIFSA

Graduando em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA. 

Jhon Kennedy Teixeira Lisbino, UNIFSA

Professor Orientador do Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA - Graduado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT - Mestrado em Criminologia.

Publicado

2024-11-12

Cómo citar

Queiroz, A. M. de, Bueno, P. L. N., & Lisbino, J. K. T. (2024). O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADVOCACIA BRASILEIRA: BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO SETOR JURÍDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 2697–2712. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16691