A INFLUÊNCIA E OS RISCOS DAS MÍDIAS SOCIAIS NO USO DE MEDICAMENTOS PARA EMAGRECER
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16521Palabras clave:
Mídias sociais. Consumo de medicamentos. Emagrecedores. Automedicação. Uso off label.Resumen
O crescimento das redes sociais no Brasil, aliado à crescente relevância dos influenciadores digitais, intensificou a pressão estética que jovens e adolescentes enfrentam. Influenciadores, muitas vezes, motivados por interesses comerciais e sem conhecimento especializado, recomendam substâncias, para perda de peso, sem considerar os riscos envolvidos; o que pode resultar em consequências graves para a saúde de seus seguidores. Este trabalho baseou -se em artigos reimpressos, monografias, nas seguintes bases de dados: Biblioteca eletrônica científica online (sciELO), Google Acadêmico e por meio de uma análise qualitativa de postagens de influenciadores, os termos utilizados para obtenção dos dados seguindo os descritores em ciências da saúde são: influência da mídia, obesidade, medicamentos para emagrecer e uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer. Pesquisas revelam um aumento preocupante no consumo de medicamentos para emagrecimento, os resultados indicam a necessidade urgente de regulamentações mais rigorosas sobre a publicidade de substâncias para emagrecimento, bem como a importância do papel do farmacêutico na promoção do uso racional desses medicamentos. Além disso, o estudo destaca a necessidade de campanhas de conscientização que visem mitigar os riscos à saúde decorrentes dessas práticas, com o objetivo de reduzir a incidência de transtornos alimentares e os possíveis danos à saúde.
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