INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE COM TERMOS MATEMÁTICOS PARA O CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Autores/as

  • Dione Livia Lima Barboza Instituto Federal do Espírito Santo-IFES

Palabras clave:

Educação inclusiva. Língua Brasileira de Sinais. Sinais-termo matemáticos. Glossário em Libras.

Resumen

O glossário bilíngue foi elaborado durante a pesquisa para dissertação de mestrado do autor, realizada com a colaboração de um grupo de estudo composto por professores de matemática, intérprete e alunos surdos do Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio, durante o ano de 2023, no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória. A pesquisa fundamentou-se em dados que apontam o aumento do número de alunos NE matriculados em escolas regulares em classes comuns, os glossários dos livros didáticos de matemática não contemplam referencias bilingues (Libras e Língua Portuguesa) não atendendo as especificidades dos alunos surdos.
Esse material foi proposto no intuito de servir como ferramenta facilitadora do ensino e aprendizagem da Matemática para promover uma melhor inclusão do aluno surdo através da LIBRAS, dando-o um auxílio na comunicação e compreensão em sala de aula e no seu dia-a-dia, visando potencializar a educação dos surdos por meio de um material didático terminológico bilíngue na área de matemática, subsidiando os principais conteúdos matemáticos. Ampliando, assim, a aquisição do vocábulo em Libras e Língua Portuguesa por meio de diferentes contextos educacionais, e formas de uso que as palavras podem assumir.
Nesse glossário o leitor encontrará sinais específicos da linguagem Matemática, considerados pelo grupo de estudo como necessários para se estudar Matemática. Estruturou-se o glossário em critérios de composição dos sinais. O primeiro critério fundamentou-se na replicação de sinais-termos existentes e a proposição de criação de sinais para termos que ainda não os possuem. Este está organizado em: Capítulo Um “Revisão”, Capítulo Dois “Sinais Encontrados”, Capítulo Três “Sinais Propostos”.

Biografía del autor/a

Dione Livia Lima Barboza, Instituto Federal do Espírito Santo-IFES

Mestranda em Mestrado profissional em Educação Profissional e tecnológica.  Instituto Federal do Espírito Santo-IFES.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Barboza, D. L. L. (2024). INCLUSÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ELABORAÇÃO DE UM GLOSSÁRIO BILÍNGUE COM TERMOS MATEMÁTICOS PARA O CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 07–103. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/16191

Número

Sección

E-books

Categorías