O ESTEREÓTIPO DE BELEZA NO USO DE ANABOLIZANTES: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS

Autores/as

  • Leila de Souza Azeredo Reis Universidade Iguaçu
  • Amanda Mafra da Silva Universidade Iguaçu
  • Simony Ricci Coelho Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16061

Palabras clave:

Esteroide Androgênicos Anabolizantes. EAA. Anabolizantes. Prevenção a Saúde. Atenção Farmacêutica.

Resumen

Introdução: Atualmente é observada uma procura por corpos dentro dos padrões estéticos onde pessoas são influenciadas pela mídia, cultura e meios sociais. Para isso, se submetem a diversos recursos colocando a saúde em risco. Um desses recursos é a utilização de esteroides anabolizantes. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo geral realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos benéficos e maléficos do uso de anabolizantes para fins estéticos. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, usando artigos publicados entre os anos 2019 e 2024. Resultados: O uso impróprio e abusivo dos anabolizantes androgênicos está relacionado com o padrão estético corporal imposto pela mídia, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais insatisfeitas com seus corpos e busquem se adequar a tais padrões pré-estabelecidos. Conclusão: É importante que se reconheça que, quando feito de forma controlada, sob orientação médica e acompanhamento do farmacêutico, os anabolizantes apresentam inúmeros benefícios para a saúde, implicando e mais bem-estar e qualidade de vida para o indivíduo.

Biografía del autor/a

Leila de Souza Azeredo Reis, Universidade Iguaçu

Acadêmica. Universidade Iguaçu.

Amanda Mafra da Silva, Universidade Iguaçu

Acadêmica. Universidade Iguaçu.

Simony Ricci Coelho, Universidade Iguaçu

Orientadora e professora adjunta da Universidade Iguaçu.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Reis, L. de S. A., Silva, A. M. da, & Coelho, S. R. (2024). O ESTEREÓTIPO DE BELEZA NO USO DE ANABOLIZANTES: BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 2204–2218. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16061