OBESIDADE INFANTIL: FATORES ASSOCIADOS E RISCOS À SAÚDE

Autores/as

  • Karine Rodrigues dos Santos Faculdade Mauá de Goiás
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá Goiás
  • Luana Guimarães da Silva Faculdade Mauá Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15891

Palabras clave:

Obesidade pediátrica. Crianças. Riscos.

Resumen

A obesidade infantil é uma condição nutricional multifatorial que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura nos tecidos adiposos. É considerada uma condição crônica, com diversas causas ligadas, que incluem fatores genéticos, ambientais, comportamentais e metabólicos. A estimativa é que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. A doença afeta 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos acompanhadas no Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, e pode trazer consequências preocupantes ao longo da vida. Discutir os impactos que a obesidade e o sobrepeso podem causar na vida de crianças de 2 a 12 anos em sua vida social. Trata-se de um estudo qualitativo, visando observar a importância da prevenção e controle da obesidade infantil, o crescimento da autoconfiança e da autoimagem da criança, realizado a partir da seleção de artigos científicos e pesquisas com abordagem de produção nacional buscando sobre obesidade infantil. após definição do tema, foi realizado uma busca ambientes virtuais em saúde: Ministério da Saúde (OMS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores controlados: Obesidade infantil, crianças, riscos. O passo seguinte foi uma leitura. Foram adotados como critérios de inclusão a utilização de publicações entre 2019 e 2024, no idioma Português e a disponibilidade na integra do artigo nas bases de dados pesquisados. A obesidade infantil é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo, com consequências significativas na saúde física e emocional das crianças. Supusesse que os resultados desta pesquisa forneçam uma compreensão mais profunda dos fatores associados à obesidade infantil e dos riscos que ela representa para as crianças. Além disso, espera-se que o estudo revele insights sobre os impactos sociais do sobrepeso na infância e forneça recomendações para intervenções eficazes, tanto a nível individual quanto coletivo, visando prevenir e tratar a obesidade infantil e melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas.

Biografía del autor/a

Karine Rodrigues dos Santos, Faculdade Mauá de Goiás

Acadêmico de Enfermagem - Faculdade Mauá de Goiás. 

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá Goiás

Enfermeiro, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Faculdade Mauá Goiás.

Luana Guimarães da Silva, Faculdade Mauá Goiás

Professor da Faculdade Mauá Goiás. Mestrado acadêmico em Gestão, Educação e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Goiás, Especialização em terapia intensiva adulto e neonatal pela Faculdade JK. Graduação em Enfermagem Membro do grupo de investigações sobre o comportamento digital (GICDIG).  

Publicado

2024-10-04

Cómo citar

Santos, K. R. dos, Lopes Júnior, H. M. P., & Silva, L. G. da. (2024). OBESIDADE INFANTIL: FATORES ASSOCIADOS E RISCOS À SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 894–902. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15891