DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE E DO DOCENTE

Autores/as

  • Mônica de Azevedo Lima Moreira Must University
  • Cláudia Márcia Ferreira Marangone Universidade Castelo Branco
  • Jaqueline Martins Coleta da Silva Faculdade Faveni
  • Márcia Cristina Matos Louzada Universidade Castelo Branco
  • Reginalda Côgo Faculdade Europeia de Vitória- FAEV
  • Síntia de Azevedo Lima Faculdade  de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874

Palabras clave:

Educação a Distância. Desafios Educacionais. Interação e Engajamento.

Resumen

A educação a distância (EaD) tem se expandido rapidamente, oferecendo flexibilidade e acessibilidade, mas também apresentando uma série de desafios e oportunidades tanto para estudantes quanto para docentes. Partindo desse pressuposto, este paper foi elaborado com tema Desafios e oportunidades na educação a distância: perspectivas do estudante e do docente, com objetivo de analisar as principais dificuldades enfrentadas por ambos os grupos, como a gestão do tempo, a necessidade de autodisciplina por parte dos estudantes e a adaptação dos docentes a novas tecnologias e métodos de ensino. Além disso, serão exploradas as oportunidades proporcionadas pela EaD, incluindo a personalização do aprendizado, o acesso a uma gama mais ampla de recursos educacionais e a possibilidade de interação global. A pesquisa visa fornecer insights sobre como as instituições podem apoiar melhor os estudantes e docentes na maximização dos benefícios da educação a distância, ao mesmo tempo, em que minimizam os obstáculos associados a essa modalidade de ensino. A opção foi realizar uma pesquisa bibliográfica voltada para o levantamento de dados e informações relevantes sobre essa temática, que já tenham sido publicados em artigos, livros e outras fontes.

Biografía del autor/a

Mônica de Azevedo Lima Moreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação, Must University (MUST).

Cláudia Márcia Ferreira Marangone, Universidade Castelo Branco

Pós-graduação em Gestão escolar integradora: supervisão, Orientação  e Inspeção Educacional, Universidade Castelo Branco.

Jaqueline Martins Coleta da Silva, Faculdade Faveni

Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Faculdade Faveni.   

Márcia Cristina Matos Louzada, Universidade Castelo Branco

Pós-graduação em Gestão escolar integradora: supervisão, Orientação  e Inspeção Educacional, Universidade Castelo Branco.

Reginalda Côgo, Faculdade Europeia de Vitória- FAEV

Pós-graduação em Alfabetização, Faculdade Europeia de Vitória- FAEV.

Síntia de Azevedo Lima, Faculdade  de Vitória

Pós-graduação em Ensino Religioso, Faculdade  de Vitória.

Publicado

2024-09-26

Cómo citar

Moreira, M. de A. L., Marangone, C. M. F., Silva, J. M. C. da, Louzada, M. C. M., Côgo, R., & Lima, S. de A. (2024). DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSPECTIVAS DO ESTUDANTE E DO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3577–3582. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874