PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E OS SEUS DESAFIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15787

Palabras clave:

Inclusão educacional. Surdez. Escola pública. Desafios. Libras.

Resumen

Este artigo, proveniente da dissertação “Inclusão Educacional do Surdo: um desafio às escolas públicas (2015-2022)”, investiga as propostas de ensino e aprendizagem para promover a inclusão de alunos surdos nas escolas públicas brasileiras. Através de uma revisão sistemática da literatura, o estudo busca identificar os principais desafios e oportunidades nesse processo. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a análise de conteúdo para analisar artigos, dissertações e teses publicados entre 2018 e 2022. Os resultados revelam a importância de diversas estratégias para a inclusão de alunos surdos, como a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a adaptação de materiais pedagógicos, o apoio de intérpretes de Libras, e o emprego de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma abordagem multifacetada para a inclusão de alunos surdos. A formação continuada de professores, a oferta de recursos adequados e a criação de políticas públicas que promovam a acessibilidade e a equidade são essenciais para garantir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes.

Biografía del autor/a

Ivani Monsueth Alves Oliveira, Universidad del Sol –PY

Universidade del Sol (UNADES). ORCID: https://orcid.org/0009-0007-3014-627X.

Carlos Magno Maciel Lucas, Universidade del Sol

Universidade del Sol (UNADES). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8486-8343.

Deilma Soares Campos, Universidade del Sol

Universidade del Sol (UNADES). ORCID: https://orcid.org/0009-0007-6262-3595.

Elivaldo Francisco dos Anjos, Universidade del Sol

Universidade del Sol (UNADES). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-1299-1131.

Marcelo Máximo Purificação, Universidade do Vale do Taquari

Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4788-016X.

Renan Antônio da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1171-217X.

Publicado

2024-09-20

Cómo citar

Oliveira, I. M. A., Lucas, C. M. M., Campos, D. S., Anjos, E. F. dos, Purificação, M. M., & Silva, R. A. da. (2024). PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA PROMOVER A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E OS SEUS DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 2681–2694. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15787