AS PRÁTICAS DOCENTES EM RELAÇÃO À INDISCIPLINA NA ESCOLA MUNICIPAL ALICE GARCIA FREIRE EM BOM JESUS – RN: REFLEXÕES ACERCA DO ESTIGMA NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Maria de Fátima da Costa Borges Veni Creator Christian University
  • Anderson Matias Cardozo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15743

Palabras clave:

Indisciplina. Disciplina. Professor. Família. Escola.

Resumen

Nossas inquietações ao presente estudo se voltam na busca de uma reflexão teórica acerca da categoria indisciplina, confrontada com o universo empírico de uma escola municipal do município de Bom Jesus, no Estado do Rio Grande do Norte. Delimitaremos como objeto de análise estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma problematização da apreensão da indisciplina pelos/as professores neste espaço, e seus efeitos sobre o ambiente mais amplo da escola. Nesse sentido, buscaremos revisitar os elementos sociológicos que permeiam a ideia da indisciplina, considerando que a socialização dos sujeitos produz diferentes posturas e pensamentos na vida social, e sendo a instituição família papel central nesta constituição humana. Assim, pensamos na ideia de que a indisciplina também resulta de processo sócio histórico, e não decorrente de uma naturalização dos corpos e seus comportamentos. Explorar criticamente esses fenômenos serão nossa principal investigação analítica, e para isso, mergulhar na visão que professores e professores têm dessa categoria - indisciplina – será o principal substrato para relacioná-la com suas didáticas e pedagogias postas em prática em seu cotidiano profissional e, consequentemente na influência que exerce na escola que habitam.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima da Costa Borges, Veni Creator Christian University

Mestranda, Veni Creator Christian University.

Anderson Matias Cardozo, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Publicado

2024-09-24

Cómo citar

Borges, M. de F. da C., & Cardozo, A. M. (2024). AS PRÁTICAS DOCENTES EM RELAÇÃO À INDISCIPLINA NA ESCOLA MUNICIPAL ALICE GARCIA FREIRE EM BOM JESUS – RN: REFLEXÕES ACERCA DO ESTIGMA NO PROCESSO PEDAGÓGICO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3002–3022. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15743