EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores/as

  • Sandra Pereira Educaler University
  • Elias Alves da Silva Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15737

Palabras clave:

Educação. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.

Resumen

Esta tessitura objetiva realizar uma reflexão crítica sobre a educação na perspectiva inclusiva, considerando, especialmente, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enfatiza-se a importância de uma educação democrática, pautada na valorização das diferenças, na observação das particularidades do indivíduo, na leitura das distintas identidades e no respeito dos percalços a serem superados pelos discentes. Com isso, busca-se compreender como o conservadorismo educativo, como a escassa preparação dos professores e como a falta de apoio efetivo do Estado, cada vez mais, tornam-se uma barreira à construção intelectual de crianças, de adolescentes e até mesmo de idosos, diagnosticados com TEA. Por isso, cotejou-se um estudo metodológico-qualitativo, exploratório, partindo-se de uma análise bibliográfica, para, assim, compreender que a inclusão, somada à educação especial, tem o condão de desconstruir paradigmas discriminatórios e alçar o aprendiz a ser sujeito do próprio saber.

Biografía del autor/a

Sandra Pereira, Educaler University

Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University Licenciada em Letras – Habilitação em Português/Inglês e Especialista em Língua Portuguesa/Literatura pelo CESVASF (Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco), Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest e Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino.

Elias Alves da Silva, Educaler University

Orientador do Mestrado em Ciências da Educação pela Educaler University. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção – UAA. 

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

Pereira, S., & Silva, E. A. da. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1409–1422. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15737