EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15737Palabras clave:
Educação. Inclusão. Transtorno do Espectro Autista.Resumen
Esta tessitura objetiva realizar uma reflexão crítica sobre a educação na perspectiva inclusiva, considerando, especialmente, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enfatiza-se a importância de uma educação democrática, pautada na valorização das diferenças, na observação das particularidades do indivíduo, na leitura das distintas identidades e no respeito dos percalços a serem superados pelos discentes. Com isso, busca-se compreender como o conservadorismo educativo, como a escassa preparação dos professores e como a falta de apoio efetivo do Estado, cada vez mais, tornam-se uma barreira à construção intelectual de crianças, de adolescentes e até mesmo de idosos, diagnosticados com TEA. Por isso, cotejou-se um estudo metodológico-qualitativo, exploratório, partindo-se de uma análise bibliográfica, para, assim, compreender que a inclusão, somada à educação especial, tem o condão de desconstruir paradigmas discriminatórios e alçar o aprendiz a ser sujeito do próprio saber.
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