ORE NO KANOJO – REPRESENTAÇÕES DO MASCULINO E DO FEMININO NA MÚSICA DE UTADA HIKARU
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15505Palabras clave:
Análise do Discurso Crítica. Gênero. Ethos. J-pop.Resumen
Este trabalho tem como objetivo explorar os ethé presentes na música "Ore no Kanojo" da cantora nikkei Utada Hikaru. Utilizando a Análise de Discurso Crítica (ADC) proposta por Norman Fairclough (2001), o estudo foca em aspectos textuais, práticas discursivas e sociais da canção. A língua japonesa, apesar de não ter flexão de gênero, apresenta marcas que distinguem falas masculinas e femininas, como o uso de dêiticos e partículas. A música "Ore no Kanojo", do álbum Fantôme (2016), é analisada em termos de dois ethé discursivos que representam um casal discutindo seu relacionamento. O ethos masculino é marcado pela reafirmação de poder e distanciamento emocional, enquanto o ethos feminino demonstra fragilidade e auto-consciência de papéis sociais. A análise revela uma crítica às dinâmicas tradicionais de gênero na sociedade japonesa, onde ambos os personagens são apresentados como prisioneiros de expectativas e papéis pré-definidos. O estudo sugere que "Ore no Kanojo" contribui para uma compreensão mais ampla das ideologias de gênero no Japão contemporâneo, destacando as complexas interações entre identidade pessoal e normas sociais.
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