METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Luciana Marinho Soares Gonçalves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Eframita Jasmim Bezerra da Costa UNESA
  • Itamir Vieira Reis UNEATLANTICO
  • Laura Elice de Souza Ferreira Miranda MUST
  • Marioney Luiz Felicio FICS
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15501

Palabras clave:

Tecnologias educacionais. Princípios pedagógicos. Cultura digital. Educação do século XXI. Capacitação docente.

Resumen

Este estudo examina a incorporação de tecnologias no ambiente escolar, destacando os princípios tecnológicos e pedagógicos que são fundamentais para a aplicação eficaz desses recursos. A pesquisa aborda as dificuldades enfrentadas por instituições educacionais na implementação dessas tecnologias de forma eficiente. O objetivo principal é identificar e discutir esses princípios, relacionando-os com a cultura digital e as exigências educacionais contemporâneas. A metodologia empregada baseia-se em uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando fontes como artigos científicos, livros e monografias relevantes. A análise enfatiza a necessidade de capacitação contínua dos docentes e a adoção de metodologias ativas que promovem a aprendizagem interativa e colaborativa. Além disso, são discutidos os desafios estruturais que impedem a plena integração das tecnologias no ensino. Conclui-se que a eficácia na integração das tecnologias educacionais depende de uma abordagem que una princípios tecnológicos e pedagógicos, além de superar barreiras como a falta de infraestrutura. O estudo sugere a continuidade de pesquisas que investiguem diferentes contextos educacionais e tecnologias específicas, a fim de expandir o conhecimento sobre a integração dessas ferramentas no processo de ensino.

Biografía del autor/a

Luciana Marinho Soares Gonçalves, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação.Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Alberto da Silva Franqueira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Eframita Jasmim Bezerra da Costa, UNESA

Especialista em Docência do Ensino Superior Estácio de Sá (UNESA). Manaus – AM.

Itamir Vieira Reis, UNEATLANTICO

Mestrando em Educação Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), España.

Laura Elice de Souza Ferreira Miranda, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação Must University (MUST), USA.

Marioney Luiz Felicio, FICS

Doutorando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguay.

 

Publicado

2024-08-29

Cómo citar

Gonçalves, L. M. S., Franqueira, A. da S., Costa, E. J. B. da, Reis, I. V., Miranda, L. E. de S. F., Felicio, M. L., & Santos, S. M. A. V. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3951–3956. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15501