A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS TICS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Amanda Eugenia Pereira da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Piedley Macedo Saraiva Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480

Palabras clave:

Educação a Distância. EAD. Tecnologias da Informação e Comunicação. Inclusão Digital. Ensino Superior. Brasil.

Resumen

A Educação a Distância (EAD) no Brasil tem uma longa trajetória, remontando ao século XVIII. Este artigo explora a evolução da EAD, desde seus primórdios com cursos por correspondência até o uso de plataformas digitais modernas. Destaca-se a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na expansão da EAD, que tem promovido a democratização do acesso à educação superior. Apesar dos desafios, como a garantia da qualidade do ensino e a inclusão digital, a EAD oferece flexibilidade e acessibilidade geográfica. O artigo conclui que a colaboração entre o setor público e privado é crucial para maximizar as oportunidades oferecidas pela EAD no Brasil.

Biografía del autor/a

Amanda Eugenia Pereira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Bacharel em Ciências Contábeis. Universidade Estadual do Ceará. 

Piedley Macedo Saraiva, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Administração e Desenvolvimento Regional. Universidade Federal do Cariri. Professor do Centro Universitário Paraíso – UniFAP-Ce.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Silva, A. E. P. da, & Saraiva, P. M. (2024). A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DAS TICS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 94–105. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480